07/02/2017

Não culpe a gravidez: Ganho de peso da mãe depende do estilo de vida e da idade

Com informações da Umich
Não culpe a gravidez: Ganho de peso da mãe depende do estilo de vida e da idade
Ganho de peso após a gravidez? A culpa não é da gravidez.
[Imagem: UMICH/Divulgação]

Gravidez e ganho de peso

A gravidez tem recebido a culpa pelo ganho de peso permanente e pela obesidade em muitas mulheres, mas o verdadeiro culpado parece ser o estilo de vida, com uma boa participação da idade da mãe.

A equipe da professora Olga Yakusheva, da Universidade de Michigan (EUA), analisou o ganho de peso a longo prazo de mulheres que engravidaram em comparação com o ganho de peso em mulheres sem filhos.

As conclusões contradizem a crença de que quilos extras obtidos durante a gravidez se traduzem em ganho de peso a longo prazo ou obesidade.

Os dados mostram que a idade e o estilo de vida da mãe - por exemplo, uma mãe ocupada, sem tempo para atividades físicas, ou que acaba comendo o restinho das crianças - são os verdadeiros culpados pela expansão da cintura nos anos que se seguem ao nascimento do filho.

Ganho de peso pela gravidez e pela idade

A equipe analisou dados de cerca de 30.000 mulheres que deram à luz entre uma e quatro vezes. Embora a maioria delas nunca tenha voltado ao peso pré-gravidez, o seu peso 1 ou 2 anos após o parto era quase idêntico ao esperado se não tivessem tido filhos.

Mulheres com e sem filhos ganharam 0,88 gramas por ano devido à idade. Mas é aí que as mulheres divergiram - uma vez que seus bebês se tornaram crianças pequenas, as mães ganharam 0,45 gramas a mais anualmente do que as mulheres sem filhos.

"As mães tendem a colocar as necessidades dos seus filhos em primeiro lugar. Então talvez, elas não tenham tempo para se exercitar ou cuidar delas próprias. Também podem ser pequenas coisas como terminar a comida do prato da criança ou passar mais tempo sentado com seus filhos lendo ou assistindo a um filme," ponderou Yakusheva.

Sem culpa

Yakusheva enfatiza que essas descobertas não devem fazer com que as mães se sintam culpadas.

"Compreender as exigências da maternidade e o ganho de peso relacionado à idade é importante para promover expectativas positivas da imagem do corpo após a gravidez", disse ela. "Enquanto as mulheres estiverem saudáveis, é isso o que importa."

A pesquisadora encoraja os convênios de saúde a aconselharem as mulheres sobre as alterações de peso relacionadas com a idade e as conscientizarem das formas sutis com que a maternidade pode aumentar estas alterações ao longo de muitos anos.

O estudo foi publicado na revista Women's Health Issues.

Siga o Diário da Saúde no Google News

Ver mais notícias sobre os temas:

Gravidez

Dietas e Emagrecimento

Alimentação e Nutrição

Ver todos os temas >>   

A informação disponível neste site é estritamente jornalística, não substituindo o parecer médico profissional. Sempre consulte o seu médico sobre qualquer assunto relativo à sua saúde e aos seus tratamentos e medicamentos.
Copyright 2006-2024 www.diariodasaude.com.br. Todos os direitos reservados para os respectivos detentores das marcas. Reprodução proibida.