24/12/2010

Brasileiros desenvolvem novo gel para tratar câncer de pele

Marcelo Pellegrini - Agência USP
Brasileiros desenvolvem novo gel para tratar câncer de pele
Testes com diferentes modelos celulares, com diferentes fases de progressão do melanoma, mostraram resultados excelentes.
[Imagem: Ag.USP]

Gel que salva a pele

Uma nova formulação química adaptada à terapia fotodinâmica foi criada para tratar, de forma menos agressiva, o melanoma maligno - tipo de câncer de pele com pior prognóstico, devido à sua elevada probabilidade de causar metástases.

A formulação está sendo desenvolvida pelos pesquisadores Paula Aboud Barbugli e Antonio Claudio Tedesco, da Faculdade de Ciências Farmacêuticas (FCFRP) da USP, e visa combater a doença sem causar grandes efeitos colaterais e prejuízos estéticos.

Atualmente, existem poucos tratamentos efetivos para o tratamento do melanoma.

Os pacientes com este tipo de câncer normalmente são submetidos à tratamentos cirúrgicos associados à radioterapia e quimioterapia.

Com a evolução da doença e o surgimento de metástases a probabilidade de cura e remissão da doença são muito remotas.

Terapia fotodinâmica

As pesquisas de Paula revelam resultados positivos na eliminação das células de melanoma maligno após o tratamento de Terapia Fotodinâmica (FTD).

O estudo trabalhou na criação de uma formulação com o fármaco Ftalocianina de Cloroalumínio capaz de induzir a morte de células malignas em mais de 90% após a irradiação com laser em comprimento de onda específico.

"A terapia fotodinâmica é uma modalidade terapêutica seletiva e não invasiva, que age diretamente sobre a pele do paciente. O fármaco é administrado e após algumas horas ocorre a irradiação com luz laser somente no local do tumor. Esta técnica já vem demonstrando excelentes resultados clínicos no tratamento de tumores de pele do tipo não melanoma, agora, comprovamos que a terapia também é capaz de surtir efeito em células de melanoma em fase avançada de progressão da doença", afirma a pesquisadora.

Segundo Paula, a ftalocianina foi "encapsulada em lipossomas", o que permite sua administração em condições fisiológicas. Ou seja, apto para a aplicação em pacientes tanto por via endovenosa (injetada em veias) como por uso tópico (colocando os lipossomas em um gel para aplicá-lo sobre a pele).

Gel e laser

Testes in vitro, realizados na primeira fase da pesquisa, com diferentes modelos celulares - do tipo célula padrão e do tipo tridimensionais, desenvolvidos a partir de uma matriz de colágeno e fibroblastos - com diferentes fases de progressão do melanoma, demonstraram resultados positivos em relação ao tratamento.

"O próximo passo, é buscar parcerias para realizar estudos pré-clínicos e clínicos que viabilizem a implementação da técnica", relata a pesquisadora, que ressalta, "estudos in vivo em animais possuem boas perspectivas de resposta ao tratamento do melanoma humano, com possibilidades de futuras aplicações clínicas."

Caso o método obtenha respostas positivas em estudos in vivo, o fármaco poderá ser aplicado em gel sobre a pele e irradiado por um laser. "Será uma terapia localizada que não causará nenhum efeito colateral, como a radioterapia e a quimioterapia, e nenhum prejuízo estético oriundo de cirurgias", avisa Paula.

Siga o Diário da Saúde no Google News

Ver mais notícias sobre os temas:

Tratamentos

Cuidados com a Pele

Câncer

Ver todos os temas >>   

A informação disponível neste site é estritamente jornalística, não substituindo o parecer médico profissional. Sempre consulte o seu médico sobre qualquer assunto relativo à sua saúde e aos seus tratamentos e medicamentos.
Copyright 2006-2024 www.diariodasaude.com.br. Todos os direitos reservados para os respectivos detentores das marcas. Reprodução proibida.