29/05/2009

Ginseng é um anti-inflamatório natural, confirma pesquisa

Redação do Diário da Saúde
Ginseng é um anti-inflamatório natural, confirma pesquisa

[Imagem: Wikipedia]

Efeitos benéficos do ginseng

Experiências feitas em laboratório confirmaram os efeitos imunológicos do ginseng (Panax sp). Em um artigo publicado no Journal of Translational Medicine, os médicos demonstraram que a planta medicinal, muito utilizada na medicina tradicional chinesa, tem efeitos anti-inflamatórios.

A equipe de pesquisadores da Universidade de Hong Kong, liderada pelo Dr. Allan Lau, identificou sete compostos ativos do ginseng, chamados ginsenosídeos, que apresentam efeito imunossupressivos.

"O papel anti-inflamatório do ginseng pode ser devido ao efeito combinados desses ginsenosídeos, ativando diferentes níveis de atividade imunológica, contribuindo assim para as múltiplas ações do ginseng no corpo humano," diz o médico.

Extratos de ginseng

Os cientistas trataram células do sistema imunológico humano com diferentes extratos de ginseng. Eles descobriram que, dos nove ginsenosídeos que eles identificaram, sete inibem seletivamente a expressão do gene anti-inflamatório CXCL-10.

"Serão necessários novos estudos para verificar os potenciais efeitos benéficos dos ginsenosídeos no tratamento das doenças inflamatórias agudas e crônicas em humanos," diz o Dr. He.

Os cientistas reconstituíram os princípios ativos de volta em um extrato único com os ginsenosídeos selecionados para reconfirmação dos efeitos, obtendo os mesmos resultados positivos.

Metodologia para estudar plantas medicinais

Os pesquisadores conseguiram testar integralmente os efeitos imunes dos extratos de ginseng utilizando sofisticadas tecnologias de purificação para identificar constituintes individuais - os chamados componentes ativos - e definir sua bioatividade usando ensaios biológicos e genômicos.

Além da própria descoberta relativa ao ginseng, a técnica de pesquisa utilizada representa uma nova metodologia para estudar plantas medicinais, utilizando tecnologias estado-da-arte para avaliar seus princípios ativos.

Siga o Diário da Saúde no Google News

Ver mais notícias sobre os temas:

Plantas Medicinais

Medicamentos Naturais

Terapias Alternativas

Ver todos os temas >>   

A informação disponível neste site é estritamente jornalística, não substituindo o parecer médico profissional. Sempre consulte o seu médico sobre qualquer assunto relativo à sua saúde e aos seus tratamentos e medicamentos.
Copyright 2006-2024 www.diariodasaude.com.br. Todos os direitos reservados para os respectivos detentores das marcas. Reprodução proibida.