11/08/2015

Governo fará diagnóstico de hanseníase nas escolas

Com informações da Agência Brasil

O Ministério da Saúde iniciou uma campanha para mapear casos de hanseníase, tracoma e verminose em crianças e adolescentes de até 14 anos.

Agentes comunitários de saúde e equipes do Programa Saúde da Família farão uma busca ativa em 45 mil escolas de 2.290 municípios em todo o país.

Para o diagnóstico da hanseníase, as escolas enviarão fichas com o desenho do corpo humano para que os pais ou responsáveis marquem onde as crianças têm qualquer tipo de manchas na pele, para serem avaliadas pelas equipes da atenção básica.

Caso uma criança seja diagnosticada com a doença, a equipe de saúde vai investigar se pessoas próximas a ela também estão doentes.

A estimativa do governo é avaliar mais de oito milhões de crianças e adolescentes.

Na edição do ano passado desta campanha, dos 5,6 milhões de estudantes que receberam as fichas, 4,1 milhões responderam. Destes alunos, 5,6% (231.247) foram encaminhados às unidades de saúde para esclarecimento do diagnóstico e 354 crianças foram diagnosticadas com hanseníase, representando 0,15%.

Em 2014, o Ministério da Saúde registrou 31 mil casos novos da doença, com coeficiente de detecção de 15,32 casos para cada 100 mil habitantes. As áreas de maior número de casos estão concentradas em Rondônia, Pará, Tocantins, Maranhão, Mato Grosso do Sul e Mato Grosso.

Verminoses

A campanha também pretende reduzir a carga das verminoses, que causam anemia, dor abdominal e diarreia, com o uso de vermífugo preventivo. Esses parasitas podem prejudicar o desenvolvimento e o rendimento escolar da criança.

A busca por casos de tracoma, doença inflamatória que pode causar problemas no olho, será em cerca de 580 municípios.

Siga o Diário da Saúde no Google News

Ver mais notícias sobre os temas:

Saúde Pública

Cuidados com a Pele

Educação

Ver todos os temas >>   

A informação disponível neste site é estritamente jornalística, não substituindo o parecer médico profissional. Sempre consulte o seu médico sobre qualquer assunto relativo à sua saúde e aos seus tratamentos e medicamentos.
Copyright 2006-2024 www.diariodasaude.com.br. Todos os direitos reservados para os respectivos detentores das marcas. Reprodução proibida.