19/08/2009

Governo do Paraná lança site sobre Gripe A H1N1

Lúcia Nórcio - Agência Brasil
Governo do Paraná lança site sobre Gripe A H1N1

[Imagem: Divulgação]

Desinformação é pior do que o vírus

O secretário da Saúde do Paraná, Gilberto Martin, fez um alerta à população para ter cuidado ao repassar e-mails com informações não verificadas sobre a influenza A (H1N1). Ele justificou que a desinformação pode ser mais prejudicial que o próprio vírus.

Para auxiliar no esclarecimento à população, o Estado do Paraná lançou um site na internet onde as pessoas podem tirar as principais dúvidas e até fazer consultas. O site, com atualização dos dados da ocorrência da gripe no estado em tempo real pode ser visitado no endereço www.novagripe.pr.gov.br.

O endereço contém dados oficiais sobre o combate à gripe suína e atende públicos específicos como estudantes, profissionais da saúde e da imprensa e a população em geral.

Acesso a dados confiáveis

Em apenas um dia foram registradas 250 mil visitas ao site, o que, para o secretário, demonstra a grande preocupação da população em ter acesso a dados confiáveis. A cada dois dias, é publicado no site um novo boletim epidemiológico com números atualizados de casos confirmados e mortes decorrentes de complicações da doença no Paraná.

No site, há também banners, folders, cartazes e vídeos que podem ser utilizados por qualquer pessoa ou empresa em campanhas educativas, informações para profissionais da saúde, como o protocolo do Ministério da Saúde, os documentos que devem ser preenchidos para a notificação de casos e a solicitação de medicamento destinado ao tratamento.

Campanha de esclarecimento

A Secretaria de Saúde lançou, também hoje, o jornal Nova Gripe, um veículo público que vai divulgar as ações do governo, os cuidados básicos que evitam a proliferação da doença, os investimentos realizados no combate e prevenção ao mal e como é feita a distribuição de remédios e programas como o Cuidadores da Gripe, desenvolvido em parceria com a Secretaria da Educação.

Foram impressos 1,25 milhão de exemplares, que serão distribuídos em todo o Paraná. No último boletim epidemiológico, há o registro de 1.833 casos confirmados no Paraná, com 107 mortes.

Siga o Diário da Saúde no Google News

Ver mais notícias sobre os temas:

Epidemias

Educação

Vírus

Ver todos os temas >>   

A informação disponível neste site é estritamente jornalística, não substituindo o parecer médico profissional. Sempre consulte o seu médico sobre qualquer assunto relativo à sua saúde e aos seus tratamentos e medicamentos.
Copyright 2006-2024 www.diariodasaude.com.br. Todos os direitos reservados para os respectivos detentores das marcas. Reprodução proibida.