30/11/2017

Governo retira 800 mil litros de azeite de oliva do mercado e autua 84 empresas

Com informações da Agência Brasil
Governo retira 800 mil litros de azeite de oliva do mercado e autua 84 empresas
São inúmeros os benefícios do azeite para a saúde, mas, para desfrutar deles, é preciso consumir azeite de qualidade.
[Imagem: CDCC]

Azeites aprovados e azeites fora das especificações

O Ministério da Agricultura retirou do mercado 800 mil litros de azeite de oliva impróprios para o consumo, com indícios de fraude, de 64 marcas e 84 empresas brasileiras.

Nesses produtos foi confirmada a presença de azeite "lampante" (não refinado) e outros óleos, como a soja, não permitidos pela legislação

As amostras coletadas foram enviadas para o Laboratório Nacional Agropecuário (Lanagro), laboratório oficial do ministério, no Rio Grande do Sul. Das amostras enviadas, 33 estavam dentro dos padrões de qualidade estabelecidos pelo Mapa, enquanto 43 estavam fora dos padrões (reprovadas). A comercialização foi suspensa e os produtos retirados do mercado.

Veja a lista completa de produtos aprovados, ou seja, que estão dentro dos padrões exigidos pela legislação. E veja aqui a lista completa de produtos não aprovados, ou seja, aqueles que estão em desacordo com os padrões exigidos pela legislação.

Além das disparidades qualitativas relacionadas ao produto foram identificadas irregularidades na rotulagem, contendo informações incorretas ou dúbias quanto à composição do produto envasilhado, o que resultou na retirada de 380 mil litros do mercado.

As informações sobre as empresas fraudadoras foram repassadas aos Ministérios Públicos Estaduais e também ao Federal. De acordo com o ministério, até o momento, foram assinados quatro Termos de Ajustamento de Conduta (TAC) no Paraná. Em outros estados estão em andamento processos de investigação que levarão a novas ações corretivas e punições.

Como comprar azeite

O Ministério da Agricultura orienta os consumidores a ficarem atentos à denominação de venda do produto, descrito no rótulo frontal, uma vez que as empresas induzem o consumidor a erro.

É comum o termo "azeite de oliva" aparecer em destaque, mas em letras miúdas constarem as expressões "óleo misto ou composto, temperos e molhos". Também é preciso que o consumidor esteja atento às promoções, pois um frasco de azeite de oliva contendo 500 ml raramente será comercializado com preços inferiores a R$ 10.

As informações relativas à qualidade do azeite de oliva virgem devem constar na vista principal do rótulo, lembrando que também poderá ser considerado virgem ou extra-virgem. Para o azeite de oliva, quando descrito como um produto composto, devido a mistura de azeite de oliva virgem com o azeite de oliva refinado, deverá haver a informação no rótulo de "tipo único".

Siga o Diário da Saúde no Google News

Ver mais notícias sobre os temas:

Saúde Pública

Alimentação e Nutrição

Consumo Responsável

Ver todos os temas >>   

A informação disponível neste site é estritamente jornalística, não substituindo o parecer médico profissional. Sempre consulte o seu médico sobre qualquer assunto relativo à sua saúde e aos seus tratamentos e medicamentos.
Copyright 2006-2024 www.diariodasaude.com.br. Todos os direitos reservados para os respectivos detentores das marcas. Reprodução proibida.