Ver:

 Temas
 Enfermidades





RSS Diário da Saúde

Twitter do Diário da Saúde

24/05/2016

Guia de Alimentos Regionais Brasileiros valoriza nossa diversidade alimentar

Redação do Diário da Saúde
Guia de Alimentos Regionais Brasileiros
O documento de distribuição gratuita é ainda totalmente ilustrado, servindo como apresentação desses alimentos regionais para quem não teve contato com cada um deles. [Imagem: Divulgação]

Alimentos regionais

Uma nova publicação gratuita traz detalhes sobre as espécies vegetais da sociobiodiversidade brasileira que podem ser utilizadas na alimentação e nutrição.

O livro mostra as espécies nativas brasileiras com alto valor alimentício e traz - além dos alimentos por região - receitas culinárias, dicas de como cozinhar com mais saúde e uma lista de possíveis substituições para as preparações desenvolvidas, ressaltando nossa diversidade cultural.

Sendo totalmente ilustrado, o livro serve ainda como apresentação desses alimentos regionais para quem não teve contato com cada um deles.

São centenas de frutas, hortaliças, leguminosas, tubérculos, farinhas, ervas e condimentos.

O Guia de Alimentos Regionais Brasileiros é um esforço dos Ministérios do Meio Ambiente (MMA) e do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS) e representa um passo adicional em relação ao Guia Alimentar para a População Brasileira, que mostra cuidados e caminhos para alcançar uma alimentação saudável, saborosa e balanceada.

Economia extrativista

De acordo com a diretora do Departamento de Extrativismo do MMA, Juliana Simões, a iniciativa dinamizará a economia extrativista por meio dos mercados institucionais, permitindo a criação de uma estratégia de governo para aquisição de produtos das espécies nativas brasileiras usadas na alimentação.

Entre os programas beneficiados estão o Programa de Aquisição e Alimentos (PAA) e o Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE).

Juliana Simões reforça que a lista de espécies e produtos enumerados no Guia poderá melhorar a renda dos extrativistas e demais segmentos de povos e comunidades tradicionais, além de acrescentar valor e proteger as espécies da sociobiodiversidade.

Espécies cultivadas

De acordo com a FAO, a América Latina e o Caribe têm a maior base de espécies cultivadas e consumidas em todo o mundo, tais como milho, batata, mandioca, batata-doce, tomate, feijão, amendoim, abóbora, pequi, goiaba, entre outras.

Leia aqui o Guia de Alimentos Regionais Brasileiros.


Ver mais notícias sobre os temas:

Alimentação e Nutrição

Consumo Responsável

Conservação de Alimentos

Ver todos os temas

Mais lidas na semana:

Vacina contra dengue pode fazer mais mal que bem em alguns locais

Os muitos mitos sobre as Dores nas Costas

Dor de cabeça: Conheça aquelas que exigem tratamento

Medicamento desenvolvido no Brasil combate origem da hipertensão

Carne vermelha todo dia faz mal? Especificamente que mal?