HIV pode ser transmitido por instrumentos de manicure?

HIV pode ser transmitido por instrumentos de manicure?
O risco de contaminação por hepatite para manicures e tatuadores é reconhecido há bastante tempo, mas não havia nenhum caso de transmissão do HIV até agora por esse meio.
[Imagem: Elza Fiuza/ABr]

Além da via clássica da transmissão pelo sexo sem proteção, existem várias fontes alternativas que podem potencialmente permitir a transmissão do HIV, como seringas ou a transmissão de mãe para filho.

Embora os instrumentos de manicure não estejam nesta lista de fontes alternativas, um caso de transmissão do HIV que pode estar ligado ao compartilhamento de instrumentos comumente usados em salões de beleza foi descoberto por pesquisadores brasileiros.

Elaine Monteiro Matsuda e seus colegas do Instituto Adolfo Lutz e da Universidade de São Paulo descreveram o caso de uma mulher de 22 anos de idade com infecção avançada pelo HIV, mas sem nenhum fator de risco aparente para adquirir o vírus.

A paciente estudada pela equipe relatou ter compartilhado instrumentos de manicure anos antes com uma parente que mais tarde descobriu ser HIV-positiva.

A análise genética dos vírus de ambas as pacientes sugere que esses vírus compartilhavam um ancestral comum, indicando a possibilidade de que o HIV tenha sido transmitido através dos instrumentos de manicure.

Sem medo

"Esta transmissão do HIV através de equipamento de manicure compartilhado é um evento muito raro, que não deve servir para fazer as pessoas temerem o HIV ou o contato com pessoas infectadas pelo HIV. Ele deve tornar as pessoas conscientes de que compartilhar quaisquer utensílios com possível contato sangue-sangue, tais como agulhas usadas para drogas, tatuagens ou acupuntura, pode resultar na transmissão de vírus tais como o vírus da hepatite C (HCV) e do HIV," comentou o Dr. Brian Foley, do Laboratório Nacional de Los Alamos (EUA) e um dos editores da revista que publicou o caso.

"Além disso, existem outros vírus e bactérias comuns que também podem se alastrar através do compartilhamento de equipamentos sem a desinfecção adequada entre os utilizadores," acrescentou Foley.

O estudo, que está chamando a atenção da comunidade médica, foi publicado na revista científica AIDS Research and Human Retroviruses.


Ver mais notícias sobre os temas:

Contaminação

Vírus

Higiene Pessoal

Ver todos os temas >>   


  

A informação disponível neste site é estritamente jornalística, não substituindo o parecer médico profissional. Sempre consulte o seu médico sobre qualquer assunto relativo à sua saúde e aos seus tratamentos e medicamentos.
Copyright 2006-2016 www.diariodasaude.com.br. Conteúdo publicado sob licença de www.sciencetolife.com. Todos os direitos reservados para os respectivos detentores das marcas. Reprodução proibida.