24/09/2007

Homens lavam menos as mãos nos banheiros do que mulheres

Agência Fapesp

Um estudo organizado pela Sociedade Norte-Americana de Microbiologia com 6.076 adultos identificou que 77% lavaram as mãos ao usar banheiros públicos, o que representa uma queda de seis pontos percentuais em relação a levantamento semelhante realizado em 2005.

Banheiros públicos

A pesquisa foi feita nos mesmos seis locais em quatro grandes cidades da análise anterior. O comportamento dos freqüentadores foi observado em Atlanta (no estádio de beisebol Turner Field), Chicago (Museu de Ciência e Indústria e no Aquário Shedd), Nova York (nas estações Grand Central e Penn) e em San Francisco (no mercado localizado no terminal da balsa).

Outra pesquisa foi feita por telefone, com resultado muito diferente: 92% disseram lavar as mãos em banheiros públicos. Mas não foi o que a observação mostrou.

Mulheres têm mais higiene

As mulheres se saíram melhor, com 88% e uma queda de dois pontos percentuais em relação a 2005. Os homens não se mostraram tão favoráveis à higiene pessoal. Apenas 66% dos analisados lavaram as mãos - em 2005, foram 75%.

Higiene pessoal

"Diferenças de gênero à parte, higiene pessoal é um assunto muito sério. De acordo com os Centros para Controle e Prevenção de Doenças, a atitude mais importante que podemos ter de modo a evitar a contaminação ou propagação de doenças infecciosas é simplesmente lavar nossas mãos com água e sabão", disse Judy Daly, diretora do Laboratório de Microbiologia do Centro Médico Primary Children, de Salt Lake City, que participou da pesquisa.

Das cidades avaliadas, Chicago se saiu melhor, com 81% dos adultos observados tendo lavado as mãos. Nova York (79%) veio a seguir, seguida por Atlanta (75%) e San Francisco (73%).

Não cumprimente homens em estádios

Em eventos esportivos foi verificado um notável contraste. Enquanto 95% das mulheres usaram água e sabão nos banheiros públicos, o total de homens foi muito inferior, com apenas 57%. Em todos os lugares analisados as mulheres se saíram melhor. A maior taxa de limpeza masculina foi observada no Aquário Shedd, com 81%, que equivale ao menor dos percentuais femininos - também no mesmo local.

A Sociedade Norte-Americana de Microbiologia mantém um site com materiais educativos sobre higiene pessoal, bem como resultados da pesquisa atual e anteriores.

Siga o Diário da Saúde no Google News

Ver mais notícias sobre os temas:

Higiene Pessoal

Cuidados com a Pele

Infecções

Ver todos os temas >>   

A informação disponível neste site é estritamente jornalística, não substituindo o parecer médico profissional. Sempre consulte o seu médico sobre qualquer assunto relativo à sua saúde e aos seus tratamentos e medicamentos.
Copyright 2006-2024 www.diariodasaude.com.br. Todos os direitos reservados para os respectivos detentores das marcas. Reprodução proibida.