Ver:

 Temas
 Enfermidades





RSS Diário da Saúde

Twitter do Diário da Saúde

02/07/2013

Honda começa a testar exoesqueleto robótico

Redação do Diário da Saúde
Honda começa a testar exoesqueleto robótico
O exoesqueleto usa a mesma tecnologia de controle cooperativo usada pelo robô humanoide Asimo. [Imagem: Honda]

A empresa japonesa Honda começou a disponibilizar um exoesqueleto que promete revolucionar os tratamentos de reabilitação e, no futuro, facilitar a vida de pessoas idosas ou com deficiências parciais.

O aparelho, chamado "Dispositivo de Assistência ao Caminhar", está sendo desenvolvido desde 1999 pela mesma equipe que desenvolveu o robô humanoide Asimo.

Isto porque o exoesqueleto usa a mesma tecnologia de controle cooperativo que monitora o movimento das pernas do robô.

O computador de controle ativa os motores com base em informações obtidas a partir de sensores do ângulo do quadril durante a caminhada, de forma a melhorar a simetria da altura de cada uma das pernas conforme elas se levantam do solo e se estendem para a frente.

É esse monitoramento, inspirado em estudos detalhados do caminhar humano, que permite que o robô Asimo ande de forma autônoma.

E garante também que o exoesqueleto manterá a pessoa de pé, independentemente de suas condições físicas ou de seu movimento, que pode ser errático no caso de alguns pacientes.

Honda começa a testar exoesqueleto robótico
O exoesqueleto pesa apenas 2,6 kg, já incluindo a bateria, e é "vestido" usando unicamente cintas e fivelas. [Imagem: Honda]

O exoesqueleto pesa apenas 2,6 kg, já incluindo a bateria, e é "vestido" usando unicamente cintas e fivelas, o que o torna adequado para pacientes com várias medidas corporais.

Agora, a Honda decidiu que o aparelho já está pronto para ser testado na prática.

Para isso, a empresa está convidando hospitais japoneses para avaliar 100 unidades do aparelho, que estão sendo disponibilizadas inicialmente para tratamentos de reabilitação e fisioterapia.

Segundo a empresa, o objetivo é "obter opiniões e feedback dos usuários do mundo real para melhorar ainda mais as funções e a usabilidade do dispositivo."


Ver mais notícias sobre os temas:

Robótica

Ossos e Articulações

Terceira Idade

Ver todos os temas

Mais lidas na semana:

Cientistas dizem ter descoberto cura definitiva para alcoolismo

Vacina contra dengue pode fazer mais mal que bem em alguns locais

Os muitos mitos sobre as Dores nas Costas

Medicamento desenvolvido no Brasil combate origem da hipertensão

Carne vermelha todo dia faz mal? Especificamente que mal?