Ver:

 Temas
 Enfermidades





RSS Diário da Saúde

Twitter do Diário da Saúde

22/09/2014

Cada dia no hospital aumenta 1% risco de infecção multirresistente

Com informações da ASM

Multi-infecções

Se um paciente contrai uma infecção enquanto está hospitalizado, cada dia de internação aumenta em 1% a probabilidade de que a infecção se torne multirresistente.

A multirresistência é um dos grandes problemas de saúde pública mundial, uma vez que as bactérias não respondem aos tratamentos com os antibióticos tradicionais.

Nos primeiros dias de internação, o percentual de infecções associadas a bactérias gram-negativas classificadas como multirresistentes é de cerca de 20%.

Esse número aumenta de forma bastante constante até quatro ou cinco dias de internação e, em seguida, salta drasticamente, chegando a mais de 35% em 10 dias.

Uma análise estatística que homogeneiza esses dados conclui que há um risco adicional de 1% de adquirir uma infecção por bactéria multirresistente a antibióticos a cada dia de internação.

"Nossas descobertas enfatizam um dos riscos de estar no hospital, a aquisição de uma infecção multirresistente," resume John Bosso, da Universidade da Carolina do Sul (EUA), um dos autores do estudo. "No mínimo, esta observação argumenta tanto contra a hospitalização desnecessária, quanto contra a internação desnecessariamente longa."

Mortes por infecções hospitalares

As infecções adquiridas nos hospitais representam um segmento grande e possivelmente evitável de mortes hospitalares, e estão aumentando nos últimos anos.

Um estudo europeu recente sugere que as infecções gram-negativas são responsáveis por dois terços das 25.000 mortes relacionadas às infecções hospitalares a cada ano.

Estimativas do Centro de Doenças Contagiosas dos EUA dão conta de que, a cada dia, 1 em cada 25 pacientes hospitalizados terá ao menos uma infecção associada aos cuidados de saúde, e mais de um terço dessas infecções são causadas por bactérias gram-negativas, muitas das quais são resistentes a uma ou mais classes de antibióticos.


Ver mais notícias sobre os temas:

Infecções

Atendimento Médico-Hospitalar

Bactérias

Ver todos os temas

Mais lidas na semana:

Nanoestrelas matam bactérias sem desenvolver resistência

Ciência começa a entender eficácia da Medicina Chinesa contra o câncer

O que é melhor: Meditação ou Férias?

Carne e barbatana de tubarão contêm altos níveis de neurotoxinas

Dor de cabeça: Conheça aquelas que exigem tratamento