HPV apresenta associação também com câncer de mama

HPV apresenta associação também com câncer de mama

[Imagem: MS/Divulgação]

HPV e cânceres

O HPV está associado não apenas ao câncer de colo de útero, mas também em cânceres de outros órgãos como pele, boca, faringe, laringe, esôfago, pulmão, cólon, reto e ovários.

Agora, uma equipe internacional de cientistas demonstrou a presença do DNA do HPV em um grande número de cânceres da mama.

A equipe multidisciplinar, que inclui médicos, biólogos e bioquímicos da Universidade Federal do Ceará (UFC), detectou a presença de DNA do Papilomavírus Humano (HPV) em 59% das 71 amostras de tecido mamário com câncer analisadas.

Associação do HPV com o câncer

O HPV tem sido associado ao câncer de colo de útero, embora uma conexão causal não tenha ainda sido demonstrada de forma inequívoca. Essa associação foi a principal fundamentadora da atual vacina contra o HPV, que tem dividido os especialistas.

"Se, realmente, o HPV tiver, também, um papel importante na gênese do câncer mamário, se poderia esperar, dentro de 10 a 15 anos, uma significativa queda nas estatísticas de casos positivos para o câncer mamário - em razão justamente da vacinação," comenta José Roosevelt Cavalcante, um dos autores do trabalho.

A vacina ofertada gratuitamente pelo Sistema Único de Saúde protege contra os subtipos 16 e 18, associados com cerca de 70% dos casos de câncer do colo do útero, e contra os subtipos 6 e 11, associados com 90% das verrugas anogenitais.

Orientação da pesquisa

Este estudo representa um grande avanço na orientação da linha de investigação das causas do câncer de mama em nível mundial porque acrescenta uma dimensão da doença que não tinha sido vislumbrada em outras pesquisas.

As amostras analisadas pela equipe provêm de biópsias mamárias, enquanto as amostras de mamas normais, os casos-controle de comparação, foram oriundas de mamoplastias redutoras estéticas. A faixa etária das mulheres era de 27 a 97 anos, para os casos de carcinoma, e de 24 a 84 anos para os casos de mamas normais.

O câncer de mama é o que mais mata no Brasil. Entre os anos 2003 e 2013, segundo o Atlas de Mortalidade por Câncer no Brasil, publicação do Ministério da Saúde e do Instituto Nacional do Câncer (Inca), mais de 130 mil pessoas tiveram a morte causada por ele.


Ver mais notícias sobre os temas:

Câncer

Saúde da Mulher

Vírus

Ver todos os temas >>   


  

A informação disponível neste site é estritamente jornalística, não substituindo o parecer médico profissional. Sempre consulte o seu médico sobre qualquer assunto relativo à sua saúde e aos seus tratamentos e medicamentos.
Copyright 2006-2016 www.diariodasaude.com.br. Conteúdo publicado sob licença de www.sciencetolife.com. Todos os direitos reservados para os respectivos detentores das marcas. Reprodução proibida.