04/06/2013

1 em cada 13 humanos têm pés flexíveis como chimpanzés

Com informações da New Scientist
1 em cada 13 humanos têm pés flexíveis como os de macacos
Nos "humanos com pés de macaco", o pé dobra-se não apenas na extremidade junto aos dedos, mas também a meio caminho entre o calcanhar e os dedos.
[Imagem: Plainpicture/Johner]

Você pode ter andado a vida toda com pés de chimpanzé sem saber.

Pelo menos 1 em 13 de nós tem pés especialmente adaptados para subir em árvores - exatamente como nossos primos que ainda vivem nas florestas.

Duas equipes de pesquisadores, trabalhando independentemente, descobriram essa formação inusitada nos pés humanos.

Segundo especialistas, a constatação da existência de pés humanos modernos com tal flexibilidade medial pode mudar a forma como os registros arqueológicos são lidos no tocante à evolução dos primatas.

Pés flexíveis

Todos os livros didáticos vão lhe dizer que o pé humano é rígido, o que permite um andar mais eficiente, "fruto de milhões de anos de evolução".

Outros macacos, por outro lado, continua a lição, tem os pés flexíveis, mais adequados para se agarrar nos galhos e troncos conforme eles se movem através das árvores.

Mas os livros-texto estão errados, dizem Jeremy DeSilva e Simone Gill, da Universidade de Boston.

A dupla pediu a 400 adultos para andar descalços ao redor do Museu de Ciência de Boston, enquanto eles filmavam seus pés.

O experimento revelou que 8% das pessoas têm alguma flexibilidade no meio do pé, muito parecida com a observada em macacos que vivem em árvores.

Em outro estudo, Robin Huw Crompton, da Universidade de Liverpool, descobriu que a flexibilidade no meio do pé pode ser ainda mais comum do que DeSilva e Gill constataram em suas filmagens.

Humanos com pés flexíveis

E como saber se você tem um pé flexível?

Basta observar: o pé dobra-se não apenas na extremidade junto aos dedos, mas também a meio caminho entre o calcanhar e os dedos.

Todos os pés humanos têm uma junta nesse ponto. Contudo, na maioria de nós, ligamentos rígidos abrangem todo o conjunto, mantendo o pé rígido.

Em algumas pessoas, contudo, os ligamentos são mais moles, permitindo que o pé dobre-se no meio.

Segundo DeSilva, os pés flexíveis são facilmente detectados com uma olhada detalhada durante o andar.

Mas as pessoas não se dão conta disso porque seu jeito de andar é exatamente o mesmo que o das outras pessoas com pés duros.

Siga o Diário da Saúde no Google News

Ver mais notícias sobre os temas:

Ossos e Articulações

Genética

Atividades Físicas

Ver todos os temas >>   

A informação disponível neste site é estritamente jornalística, não substituindo o parecer médico profissional. Sempre consulte o seu médico sobre qualquer assunto relativo à sua saúde e aos seus tratamentos e medicamentos.
Copyright 2006-2024 www.diariodasaude.com.br. Todos os direitos reservados para os respectivos detentores das marcas. Reprodução proibida.