11/08/2012

Imagem faz mentira parecer verdade

Redação do Diário da Saúde
Imagem faz mentira parecer verdade
Uma imagem ilustrativa pode ser o suficiente para tapar a nudez da verdade.
[Imagem: Wikimedia/Millbrooky]

Imposição de ideias

Há uma categoria bem conhecida de pessoas cuja "obra-prima" da literatura mundial é "Como vencer um debate sem precisar ter razão," de Arthur Schopenhauer.

O filósofo queria desmascarar os esquemas das argumentações falsas, mas fanáticos, embusteiros, céticos e outros fundamentalistas gostaram do "lado negro" da obra.

Agora, pessoas dessa estirpe parecem ter mais um ardil em sua luta eterna de impor aos outros seus pontos de vista.

Cientistas do Canadá e da Nova Zelândia descobriram que o simples ato de colocar uma imagem decorativa no ambiente aumenta a chance de que as pessoas acreditem em afirmações, sejam estas verdadeiras ou não.

Convencimento visual

Os experimentos mostraram que as pessoas acreditam que as afirmações são verdadeiras, não importando se elas realmente são verdadeiras, quando uma fotografia decorativa aparece ao lado do argumento.

"Nós queríamos ver como o tipo de foto que as pessoas veem diariamente - do tipo que ilustra matérias de jornal e TV, por exemplo - podem produzir veracidade," disse Eryn Newman, da Universidade de Wellington, na Nova Zelândia.

"Nós ficamos realmente surpresos com o que descobrimos," completou.

Em uma série de quatro experiências, Newman e seus colegas mostraram às pessoas uma série de afirmações, tais como "O metal líquido dentro de um termômetro é o magnésio", e perguntaram se as pessoas concordavam ou discordavam se cada afirmação era verdadeira.

Em alguns casos, a alegação apareceu com uma fotografia decorativa que não revelava se a afirmação era realmente verdadeira - tal como a foto de um termômetro. Outras afirmações foram feitas sem a ilustração.

Uma imagem vale por uma mentira

O resultado é que, quando uma fotografia decorativa aparece com a alegação, as pessoas são mais propensas a concordar que ela é verdadeira, independentemente de sua veracidade.

Os resultados têm implicações importantes para situações nas quais as pessoas se deparam com imagens, como na mídia ou na educação.

"Fotos ilustrativas captam a atenção das pessoas," disse Newman. "Nossa pesquisa sugere que essas fotos podem ter consequências inesperadas, levando as pessoas a aceitar a informação por causa de seus sentimentos, e não dos fatos."

Apesar da alegação do pesquisador, o estudo não demonstra as conexões entre o fenômeno detectado e os sentimentos - isso provavelmente irá exigir novos estudos.

Siga o Diário da Saúde no Google News

Ver mais notícias sobre os temas:

Comportamento

Relacionamentos

Emoções

Ver todos os temas >>   

A informação disponível neste site é estritamente jornalística, não substituindo o parecer médico profissional. Sempre consulte o seu médico sobre qualquer assunto relativo à sua saúde e aos seus tratamentos e medicamentos.
Copyright 2006-2024 www.diariodasaude.com.br. Todos os direitos reservados para os respectivos detentores das marcas. Reprodução proibida.