Ver:

 Temas
 Enfermidades





RSS Diário da Saúde

Twitter do Diário da Saúde

28/10/2015

Janela transparente permitirá tratar cérebro com luz

Redação do Diário da Saúde

Implante de zircônia

Uma equipe de cientistas mexicanos e norte-americanos desenvolveu um novo implante transparente para o crânio que, literalmente, fornece uma janela para o cérebro.

Dois anos atrás, pesquisadores da Universidade da Califórnia anunciaram a criação de um implante craniano feito do mesmo material cerâmico usado nos implantes de quadril e nas coroas dentárias.

No entanto, o material cerâmico - zircônia estabilizada com ítria - foi agora processado de uma forma única que o tornou perfeitamente transparente, e não mais translúcido.

Com a excelente biocompatibilidade e robustez da zircônia, o novo implante oferece uma oportunidade para os tratamentos à base de laser de distúrbios como o câncer cerebral ou lesões cerebrais traumáticas, sem ter que executar seguidas craniotomias, que são procedimentos cirúrgicos de alto risco, que envolvem a repetida remoção e recolocação de uma porção do crânio para chegar até o cérebro.

Janelas para o cérebro

Implante craniano transparente permitirá tratar cérebro com luz
Ilustração mostrando como a janela transparente para o cérebro irá funcionar. [Imagem: UC Riverside]

Embora as "janelas" de zircônia estabilizada com ítria não sejam os primeiros implantes cranianos transparentes, eles são os primeiros que poderiam ser utilizados em seres humanos, o que é uma distinção crucial.

Isto se deve à resistência inerente do material cerâmico, que o torna muito mais resistente ao choque e ao impacto do que os implantes à base de vidro previamente demonstrados por outras equipes.

Isto não só aumenta a segurança, mas também o conforto do paciente, já que um implante mais resistente pode minimizar a necessidade do uso de capacetes de proteção.

Fabricar os implantes cranianos

Embora o novo material já esteja sintetizado, a equipe deverá agora aprimorar suas técnicas para fabricar peças que tenham as formas apropriadas para serem implantadas nas diversas porções do cérebro, além de garantir que o laser passe pelo material transparente sem sofrer modificações.

Os primeiros testes da janela transparente para o cérebro serão realizados em animais.


Ver mais notícias sobre os temas:

Implantes

Cérebro

Raios Laser

Ver todos os temas

Mais lidas na semana:

Nanoestrelas matam bactérias sem desenvolver resistência

Ciência começa a entender eficácia da Medicina Chinesa contra o câncer

O que é melhor: Meditação ou Férias?

Carne e barbatana de tubarão contêm altos níveis de neurotoxinas

Dor de cabeça: Conheça aquelas que exigem tratamento