27/03/2017

Abertas inscrições para inovações em práticas de saúde e educação

Redação do Diário da Saúde

Laboratórios de inovação

Está aberto o prazo para a inscrição de experiências nos laboratórios de inovação que estudam novas práticas de "Atenção Integral à Saúde de Adolescentes e Jovens" e "Reconhecimento a Boas Práticas de Segurança do Paciente na Saúde Suplementar Brasileira".

Ambas as seleções encerram o período de participação no dia 10 de maio. O objetivo é identificar e valorizar práticas inovadoras voltadas para esses dois temas.

A seleção é promovida pela Organização Pan-Americana da Saúde/Organização Mundial da Saúde (OPAS/OMS) e pelo Ministério da Saúde brasileiro.

Poderão se inscrever no projeto as experiências inovadoras na atenção aos adolescentes (10 a 19 anos) e jovens (20 a 24 anos), que estejam finalizadas ou em curso, com resultados parciais. Informações sobre o processo de inscrição estão disponíveis neste documento.

Eixos temáticos

Os projetos deverão se enquadrar em pelo menos um dentre cinco eixos: a proteção e o cuidado de adolescentes na atenção básica; a participação juvenil; a integralidade das ações de saúde para adolescentes que estão no sistema socioeducativo; a educação permanente de profissionais de saúde; e a interculturalidade de profissionais de saúde.

Serão admitidas apenas experiências enviadas por instituições nacionais, que deverão apresentar uma descrição dos fatores que favoreceram ou dificultaram seu desenvolvimento nas dimensões do contexto, estratégias e características de liderança.

Os trabalhos selecionados serão apresentados em congressos de saúde e farão parte da publicação "Navegador SUS".

Segurança do paciente

O prazo de inscrição para a primeira edição do Laboratório de Inovação e Reconhecimento a Boas Práticas de Segurança do Paciente na Saúde Suplementar Brasileira também está aberto. O processo seletivo é realizado pela OPAS/OMS e pela Agência Nacional de Saúde Complementar (ANS) e vai priorizar projetos já implementados, baseados em evidências científicas - e que contribuem para a qualidade da assistência e para a segurança do paciente.

Serão consideradas quatro categorias: inovação e segurança do paciente no Brasil; comunicação em segurança do paciente; aprendizado em segurança do paciente; e núcleo de segurança do paciente do ano. As inscrições podem ser realizadas até as 18h do dia 10 de maio. Basta preencher o formulário de inscrição disponível no site www.apsredes.org e enviá-lo para o e-mail inovacaosegurancapaciente@gmail.com.

Haverá uma iniciativa vencedora em cada tema. As selecionadas serão apresentadas em um seminário previsto para o segundo semestre deste ano e farão parte de uma publicação conjunta da OPAS/OMS e ANS. Os trabalhos escolhidos também receberão um certificado com reconhecimento de qualidade.

Siga o Diário da Saúde no Google News

Ver mais notícias sobre os temas:

Eventos

Saúde Pública

Educação

Ver todos os temas >>   

A informação disponível neste site é estritamente jornalística, não substituindo o parecer médico profissional. Sempre consulte o seu médico sobre qualquer assunto relativo à sua saúde e aos seus tratamentos e medicamentos.
Copyright 2006-2024 www.diariodasaude.com.br. Todos os direitos reservados para os respectivos detentores das marcas. Reprodução proibida.