Jabuticaba prolonga vida de probióticos

Jabuticaba prolonga vida de probióticos
O composto de jabuticaba não interferiu no sabor e nem na cor original do iogurte ou do queijo petit suisse usados nos testes.
[Imagem: Antonio Scarpinetti/Unicamp]

Vivo e natural

Pesquisadores da Faculdade de Engenharia de Alimentos da Unicamp produziram um extrato natural da casca da jabuticaba, uma fruta nativa e abundante no Brasil.

O composto bioativo foi utilizado em alimentos com probióticos, alimentos ricos em microrganismos vivos e que trazem benefícios como o equilíbrio microbiano intestinal, entre outros.

A utilização do extrato da jabuticaba nestes produtos possibilitou dois benefícios: aumento da sobrevida dos microrganismos probióticos e ação antioxidante natural, igualmente benéfica à saúde.

Entre os alimentos probióticos mais conhecidos, também chamados de alimentos funcionais, estão alguns tipos de queijos, iogurtes e bebidas lácteas.

Já os alimentos com função antioxidante natural retardam a formação de radicais livres no organismo, que podem causar o envelhecimento precoce e doenças degenerativas.

Antioxidantes naturais

"Estamos apresentando um produto natural de alta qualidade e com duplo benefício à saúde por ter propriedade funcional e antioxidante", destaca o engenheiro de alimentos Rodrigo Nunes Cavalcanti, que desenvolveu o composto com seu colega Adriano Gomes Cruz.

Hoje, a indústria alimentícia faz largo uso de antioxidantes sintéticos para aumentar a vida útil dos seus produtos. Só que, ao contrário dos antioxidantes naturais, eles podem estar associados a malefícios à saúde.

O composto de jabuticaba não interferiu no sabor e nem na cor original do iogurte ou do queijo petit suisse usados nos testes.

"Se o extrato for adicionado no iogurte ou no queijo, eles não vão ficar com sabor de jabuticaba. Utilizamos uma quantidade bastante pequena justamente para não interferir nisso", explicam os pesquisadores.


Ver mais notícias sobre os temas:

Alimentação e Nutrição

Dietas e Emagrecimento

Prevenção

Ver todos os temas >>   


  

A informação disponível neste site é estritamente jornalística, não substituindo o parecer médico profissional. Sempre consulte o seu médico sobre qualquer assunto relativo à sua saúde e aos seus tratamentos e medicamentos.
Copyright 2006-2016 www.diariodasaude.com.br. Conteúdo publicado sob licença de www.sciencetolife.com. Todos os direitos reservados para os respectivos detentores das marcas. Reprodução proibida.