Ver:

 Temas
 Enfermidades





RSS Diário da Saúde

Twitter do Diário da Saúde

01/07/2014

Tecnologia de videogame entra nas salas de cirurgia

Redação do Diário da Saúde
Kinect viabiliza cirurgia baseada em gestos
A "cirurgia baseada em gestos" usa o Kinect, sensor de movimentos lançado pela Microsoft para uso em videogames. [Imagem: Microsoft Research]

Cirurgia baseada em gestos

Uma tecnologia desenvolvida originalmente para videogames está sendo testada para evitar a contaminação durante cirurgias delicadas.

A técnica consiste em evitar ao máximo o contato do cirurgião com equipamentos e outros aparelhos durante cirurgias do cérebro e do coração.

"Este projeto de 'Interação sem Toque' está combinando as habilidades e o conhecimento de cientistas sociais e de informática com a experiência profissional de cirurgiões para projetar e desenvolver um aplicativo que já está demonstrando benefícios reais na sala de operações," disse o Dr. Mark Rouncefield, que participa da equipe junto com seu colega Gerardo Gonzalez.

O projeto, realizado na Universidade de Lancaster (Reino Unido), é fruto de uma colaboração de uma equipe de várias universidades e da Microsoft.

Kinect cirúrgico

A "cirurgia baseada em gestos" usa o Kinect, sensor de movimentos criado pela Microsoft para uso em videogames.

Neste estágio, o aplicativo permite que os médicos visualizem, controlem e manipulem as imagens médicas que guiam suas cirurgias sem precisar tocar em qualquer equipamento, garantindo o nível de esterilização durante todo o procedimento.

A técnica já havia sido testada para outros procedimentos, mas agora mostrou-se eficaz no caso mais delicado das cirurgias vasculares cerebrais.

"Adaptar a tecnologia para a neurocirurgia nos permitiu entender como o sistema funciona em diversos domínios diferentes. Além de refinar o conjunto de gestos, o novo sistema incorpora um melhor controle de voz, deixando as mãos livres para trabalhar com os instrumentos cirúrgicos," disse o professor Kenton O'Hara, membro da equipe.

Ainda não há previsão de quando o sistema de cirurgia gestual se transformará em um produto comercial.


Ver mais notícias sobre os temas:

Robótica

Cirurgias

Diversão

Ver todos os temas

Mais lidas na semana:

Cientistas dizem ter descoberto cura definitiva para alcoolismo

Vacina contra dengue pode fazer mais mal que bem em alguns locais

Os muitos mitos sobre as Dores nas Costas

Medicamento desenvolvido no Brasil combate origem da hipertensão

Carne vermelha todo dia faz mal? Especificamente que mal?