Ver:

 Temas
 Enfermidades





RSS Diário da Saúde

Twitter do Diário da Saúde

18/02/2014

Kit médico de James Bond vira realidade

Redação do Diário da Saúde

No filme Casino Royale, James Bond usa um kit de diagnóstico portátil para identificar uma substância tóxica com a qual havia acabado de ser envenenado.

Esse tipo de tecnologia agora deixou de ser ficção, e logo estará disponível nas farmácias.

Pesquisadores europeus desenvolveram um sistema de diagnóstico inovador baseado em cartões inteligentes e um sistema de análise da pele, tudo combinado com um leitor portátil.

Os resultados do exame podem ser enviados diretamente para um computador, tablet ou smartphone através de uma ligação sem fios.

Laboratório portátil

Kit médico de James Bond vira realidade
Cada cartão inclui um circuito eletrônico sofisticado e diferentes componentes químicos que reagem a substâncias definidas. [Imagem: LABONFOIL]

Este pequeno laboratório portátil já é capaz de detectar o consumo de cocaína, monitorar o câncer de cólon, identificar bactérias em alimentos, analisar a qualidade da água e detectar contaminação ambiental.

Muitas outras aplicações estão sendo previstas, agora que empresas na Espanha, Irlanda e Dinamarca licenciaram a tecnologia e em breve deverão comercializar o microlaboratório.

"13 parceiros em 8 países trabalharam durante quatro anos no projeto LABONFOIL. Eles combinaram suas habilidades em microtecnologia, biologia molecular, materiais e eletrônica para desenvolver esta nova tecnologia para diagnóstico rápido e de baixo custo," disse o Dr. Ruano-López, coordenador do projeto.

A equipe se concentrou mais especificamente em três cartões inteligentes e um adesivo para ser colado à pele, efetuando a coleta dos dados.

Cada cartão inclui um circuito eletrônico sofisticado e diferentes componentes químicos que reagem a substâncias definidas.

Os resultados são analisados por um leitor portátil, que se conecta remotamente e transmite seus dados para um computador, tablet ou smartphone, permitindo que os dados sejam recebidos pela internet e analisados por um especialista localizado em qualquer parte do mundo.


Ver mais notícias sobre os temas:

Biochips

Exames

Laboratórios

Ver todos os temas

Mais lidas na semana:

O que é melhor: Meditação ou Férias?

Os muitos mitos sobre as Dores nas Costas

Carne e barbatana de tubarão contêm altos níveis de neurotoxinas

Dor de cabeça: Conheça aquelas que exigem tratamento

Medicamento desenvolvido no Brasil combate origem da hipertensão