Ver:

 Temas
 Enfermidades





RSS Diário da Saúde

Twitter do Diário da Saúde

03/09/2013

Kopi Luwak: café mais caro do mundo ganha certificado de... defecação

Redação do Diário da Saúde

O café mais caro do mundo, o Kopi Luwak, é feito por grãos excretados por um animal asiático, chamado civeta, ou algália asiática (Paradoxurus hermaphroditus).

O animal seleciona os frutos mais apetitosos, digere a polpa macia e excreta o grão em pequenos aglomerados.

Os simultaneamente apaixonados por café e endinheirados, pagam então por volta de R$200 por uma xícara de Kopi Luwak - ou US$1.000 o quilograma do grão.

Mas, se você vai gastar essa pequena fortuna em um café, é justo querer aferir se sua iguaria foi realmente... excretada, e que saiu pelas vias adequadas do animal certo.

Agora você já poderá obter um certificado de autenticidade de defecação do seu saboroso Kopi Luwak - que os especialistas afirmam ter um sabor que é um misto de chocolate com suco de uva.

Kopi Luwak: café mais caro do mundo agora tem certificado de autenticidade
Agora você finalmente poderá degustar sua iguaria certo de estar pagando peso de ouro por um cocô autêntico. [Imagem: ACS/JAFC]

Eiichiro Fukusaki e seus colegas da Universidade de Osaka (Japão) identificaram as digitais químicas que podem ser usadas para identificar um Kopi Luwak autêntico de um Kopi Luwak que tenha sido misturado com, digamos, alguma porcaria.

"Este é o primeiro estudo a resolver com sucesso a validação e seleção de marcadores discriminantes para a autenticação do Kopi Luwak," escrevem os cientistas, em um artigo publicado no Journal of Agricultural and Food Chemistry.

Ou seja, agora você finalmente poderá degustar sua iguaria tranquilo de estar pagando peso de ouro, é certo, mas por um cocô autêntico.


Ver mais notícias sobre os temas:

Alimentação e Nutrição

Conservação de Alimentos

Consumo Responsável

Ver todos os temas

Mais lidas na semana:

O que é melhor: Meditação ou Férias?

Os muitos mitos sobre as Dores nas Costas

Carne e barbatana de tubarão contêm altos níveis de neurotoxinas

Dor de cabeça: Conheça aquelas que exigem tratamento

Medicamento desenvolvido no Brasil combate origem da hipertensão