Lançado novo teste para esquistossomose

Helm Teste

O Helm Teste é o novo produto da linha de reativos para diagnóstico do Instituto de Tecnologia em Imunológicos (Biomanguinhos) da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz).

Baseado na tecnologia do método Kato-Katz, o teste é recomendado pela Organização Mundial de Saúde e serve para fazer exame parasitológico de fezes. O produto foi lançado no 11º Simpósio Internacional sobre Esquistossomose, que termina nesta sexta-feira (22/8), em Salvador.

Método Kato-Katz

O método Kato-Katz dispensa água, luz ou qualquer acessório para preparar lâminas, que podem ser conservadas em temperatura ambiente até dois anos.

O exame das lâminas é possível logo após a sua preparação ou meses depois - se conservado em lugar seco, fechado e protegido de insetos - em um laboratório. Isso permite realizar testes em regiões distantes do país sem infra-estrutura laboratorial.

Exame parasitológico de fezes

Segundo a Fiocruz, o produto, que tem registro na Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), possibilita melhor diagnóstico e controle de qualidade com as lâminas, preparo mais fácil e exame parasitológico de fezes na determinação qualitativa e quantitativa de ovos de helmintos. São revelados ovos de Ascaris, Schistosoma, ancilostomídeos, Trichuris, Taenia e com menos freqüência os de Enterobius e Strongyloides.

A utilização do Helm Teste permitirá a identificação mais rápida da incidência de enfermidades como a esquistossomose. O Ministério da Saúde, por meio de Biomanguinhos, distribuirá, inicialmente, kits em seus programas de controle e combate à esquistossomose. O objetivo é contribuir para a melhoria dos padrões da saúde pública brasileira.


Ver mais notícias sobre os temas:

Exames

Infecções

Laboratórios

Ver todos os temas >>   

A informação disponível neste site é estritamente jornalística, não substituindo o parecer médico profissional. Sempre consulte o seu médico sobre qualquer assunto relativo à sua saúde e aos seus tratamentos e medicamentos.
Copyright 2006-2016 www.diariodasaude.com.br. Conteúdo publicado sob licença de www.sciencetolife.com. Todos os direitos reservados para os respectivos detentores das marcas. Reprodução proibida.