15/10/2013

Laser previne cárie melhor que flúor

Com informações da Agência USP

O uso de laser para a prevenção de cárie radicular (na raiz dos dentes) vem sendo testado com êxito em pesquisas realizadas na Faculdade de Odontologia de Ribeirão Preto, da USP.

Segundo o pesquisador, César Lepri, o raio laser permite prevenir a cárie com intervenção mínima, ao contrário do que acontece atualmente com a aplicação de flúor.

O método pode evitar a necessidade da realização de tratamento restaurador nos dentes.

Cárie radicular

O objetivo do estudo foi avaliar a efetividade do laser na prevenção do desenvolvimento da lesão de cárie radicular formada em situação de alto risco a cárie, analisando a influência do tipo de laser empregado associado ou não ao flúor.

A lesão de cárie radicular é considerada uma das principais causas de perda dos dentes em adultos, sendo que o problema se agrava com o envelhecimento.

"Este fato se deve a exposição das raízes, por doença periodontal ou mesmo naturalmente, a uma dieta que favorece a sua formação, dificuldade de higienização, e problemas crônicos de saúde que refletem na diminuição da quantidade e qualidade da saliva", explica a professora Regina Guenka Palma-Dibb, que orientou a pesquisa. "A cárie radicular acomete cerca de 40% a 60% da população adulta".

Atualmente o tratamento é feito com broca e restauração com material normalmente estético. "A prevenção atualmente é feita apenas com aplicação de flúor e controle da placa dental (biofilme)", diz a professora.

Laser contra cáries

O laser pode ser empregado para o preparo do dente no lugar da broca e do motorzinho, causando menos desconforto ao paciente e realizando a restauração com os mesmos materiais.

"Não há necessidade de reaplicação em curtos espaços de tempo como ocorre com o método convencional, que consiste na aplicação tópica de flúor", conta a professora.

Os testes em laboratório em cárie radicular também tiveram resultados favoráveis, mas o uso clínico da técnica depende de estudos mais aprofundados.

O laser já vem sendo utilizado na clinica em estudos de prevenção de cárie em esmalte, com resultados promissores.

Siga o Diário da Saúde no Google News

Ver mais notícias sobre os temas:

Saúde Bucal

Prevenção

Higiene Pessoal

Ver todos os temas >>   

A informação disponível neste site é estritamente jornalística, não substituindo o parecer médico profissional. Sempre consulte o seu médico sobre qualquer assunto relativo à sua saúde e aos seus tratamentos e medicamentos.
Copyright 2006-2024 www.diariodasaude.com.br. Todos os direitos reservados para os respectivos detentores das marcas. Reprodução proibida.