21/07/2010

Remédio contra câncer de próstata é retirado do mercado

Carolina Pimentel - Agência Brasil
Remédio contra câncer de próstata é retirado do mercado
A Anvisa determinou que a Sandoz divulgue informações sobre o recolhimento do Lectrum nos principais veículos de comunicação, pelo menos, duas vezes por semana.
[Imagem: Sandoz]

Lectrum

A empresa farmacêutica Sandoz informou o recolhimento de todos os lotes do medicamento Lectrum (acetato de leuprorrelina) nas concentrações 3,75 mg e 7,5 mg.

A medida deve-se à possibilidade de haver quantidades diferentes do princípio ativo.

O remédio - que precisa ser diluído e injetado por um médico ou profissionais de saúde habilitados - é usado no tratamento de câncer de próstata, fibroma uterino e endometriose.

Medida preventiva

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) determinou que o laboratório divulgue informações sobre o recolhimento nos principais veículos de comunicação, pelo menos, duas vezes por semana.

"A Sandoz esclarece que não há evidências de que o problema encontrado possa causar quaisquer riscos imediatos à segurança dos pacientes, mas, como medida preventiva, visando a diminuir riscos eventuais nos tratamentos, a Sandoz decidiu recolher os lotes dos produtos disponíveis no mercado", diz informe publicitário da empresa, divulgado ontem (20).

Usuários do Lectrum

Quem comprou o medicamento Lectrum deve entrar em contato com o Serviço de Atendimento ao Consumidor (SAC) da Sandoz pelo telefone 0800 400 9192.

A Anvisa orienta os pacientes que fazem uso do remédio a procurar o médico para buscar outro medicamento, enquanto a comercialização do Lectrum estiver interrompida.

Siga o Diário da Saúde no Google News

Ver mais notícias sobre os temas:

Medicamentos

Câncer

Saúde Pública

Ver todos os temas >>   

A informação disponível neste site é estritamente jornalística, não substituindo o parecer médico profissional. Sempre consulte o seu médico sobre qualquer assunto relativo à sua saúde e aos seus tratamentos e medicamentos.
Copyright 2006-2024 www.diariodasaude.com.br. Todos os direitos reservados para os respectivos detentores das marcas. Reprodução proibida.