06/10/2011

Encontradas duas novas linhagens do vírus da dengue no Rio de Janeiro

Redação do Diário da Saúde
Encontradas duas novas linhagens do vírus da dengue no Rio de Janeiro
Como o estudo ainda está em andamento, os cientistas não podem afirmar nada ainda sobre a virulência e a replicação das novas linhagens do vírus nas células humanas.
[Imagem: Gutemberg Brito/Fiocruz]

Linhagens do vírus

O Instituto Oswaldo Cruz descobriu duas novas linhagens do vírus dengue tipo 1 circulando no Rio de Janeiro.

A pesquisa foi realizada com base na análise e comparação do genoma dos vírus presentes em amostras da epidemia de 1986 e de casos mais recentes, ocorridos entre os anos de 2009 e 2011.

"Realizamos o sequenciamento parcial dos vírus e, na comparação entre as amostras, observamos que, apesar de se tratar do mesmo sorotipo, o sorotipo 1, os vírus isolados recentemente pertencem a linhagens diferentes dos vírus responsáveis pela epidemia em 1986," explica Flávia Barreto, pesquisadora do Laboratório de Flavivírus do IOC.

Asiática e latino-americana

Os cientistas argumentam que não teria havido tempo para uma mutação tão grande do vírus nesse período.

"Portanto, não se trata daquele vírus de 1986 que teria ficado adormecido que reemergiu, mas sim da introdução de duas novas linhagens, uma de origem asiática e outra latino-americana, próximas aos vírus que circulam nestas localidades", acrescenta ela.

Como o estudo ainda está em andamento, os cientistas não podem afirmar nada ainda sobre a virulência e a replicação das novas linhagens do vírus nas células humanas.

Yes, nós temos dengue

Com o registro recente de casos da dengue tipo 4 em vários estados do país, inclusive no Rio de Janeiro, todos os sorotipos (dengue 1, 2, 3 e 4) agora circulam no Brasil.

"Embora os genótipos, ou grupos genéticos, dos vírus sejam distintos, o paciente que já foi infectado por um dos sorotipos, continuará imune a ele", informa a pesquisadora.

Siga o Diário da Saúde no Google News

Ver mais notícias sobre os temas:

Vírus

Epidemias

Genética

Ver todos os temas >>   

A informação disponível neste site é estritamente jornalística, não substituindo o parecer médico profissional. Sempre consulte o seu médico sobre qualquer assunto relativo à sua saúde e aos seus tratamentos e medicamentos.
Copyright 2006-2024 www.diariodasaude.com.br. Todos os direitos reservados para os respectivos detentores das marcas. Reprodução proibida.