Ver:

 Temas
 Enfermidades





RSS Diário da Saúde

Twitter do Diário da Saúde

24/09/2013

Livro digital gratuito mostra ciência e prática da compaixão

Redação do Diário da Saúde
Livro digital gratuito mostra ciência e prática da compaixão
O e-book Compaixão: Ligando Prática e Ciência, resume os resultados fascinantes da "ciência da compaixão", mas também descreve programas de treinamento e experiências práticas.[Imagem: MPI for Human Cognitive and Brain Sciences]

Questões sobre a diferença entre empatia e compaixão, ou sobre se a compaixão pode ser aprendida, são o assunto de e-book recém-publicado e disponibilizado gratuitamente pela internet.

O livro foi editado por Tania Singer e Matthias Bolz, pesquisadores do Instituto Max Planck para Cognição Humana e Ciências do Cérebro (Alemanha).

O texto explica como o treinamento mental transforma o cérebro humano, e também como a compaixão pode reduzir a dor.

O e-book Compaixão: Ligando Prática e Ciência, resume os resultados fascinantes da Ciência da Compaixão, e também descreve programas de treinamento e experiências práticas.

Assim, além de oferecer uma visão única das pesquisas científicas mais atuais sobre empatia e compaixão, o texto também oferece uma abordagem entusiasmadora para os interessados, incluindo conselhos úteis para a vida cotidiana.

Ciência da compaixão

Uma grande parte do texto diz respeito à ciência da compaixão.

Tania Singer mostra como a empatia difere da compaixão.

Em um estudo recente, ela própria demonstrou empiricamente que a empatia - a capacidade de reconhecer as emoções vividas por outros - e a compaixão baseiam-se em sistemas biológicos e redes neuronais diferentes.

Há também explicações sobre como práticas de meditação da compaixão podem reduzir a dor, e como o treinamento da compaixão pode gerar emoções positivas e proximidade social, que por sua vez podem melhorar a saúde física e mental.

Em outro capítulo, o endocrinologista Charles Raison descreve como o treinamento da compaixão pode levar a uma diminuição dos hormônios relacionados ao estresse, como o cortisol.

"Com a nossa pesquisa, e com este livro, esperamos aumentar a conscientização sobre a compaixão em nossa sociedade, e apoiar o desenvolvimento de uma sociedade mais solidária e sustentável, que reconheça a importância da ética secular e a interdependência de todos os seres," comentou Singer no lançamento do livro digital.

Cuidados para cuidadores

Esta é a primeira vez que um trabalho divulga programas de treinamento da compaixão cientificamente validados, e usuários experientes descrevem suas experiências com alguns desses programas em escolas, na terapia e em situações de cuidados paliativos de fim de vida.

E isto não apenas para os pacientes, mas também para os cuidadores.

Um dos capítulos, por exemplo, mostra como o treinamento da compaixão ajuda o pessoal clínico - não só para suas interações com os pacientes terminais, mas também para o seu lidar com eventos diários, ajudando assim a prevenir doenças relacionadas com o burnout entre médicos e cuidadores.

O livro digital, no momento disponível apenas em inglês, pode ser baixado gratuitamente no endereço www.compassion-training.org.


Ver mais notícias sobre os temas:

Meditação

Sentimentos

Espiritualidade

Ver todos os temas

Mais lidas na semana:

Cientistas dizem ter descoberto cura definitiva para alcoolismo

Vacina contra dengue pode fazer mais mal que bem em alguns locais

Os muitos mitos sobre as Dores nas Costas

Medicamento desenvolvido no Brasil combate origem da hipertensão

Carne vermelha todo dia faz mal? Especificamente que mal?