15/01/2009

Plantas medicinais são reunidas em livro lançado pela Embrapa

Redação do Diário da Saúde
Plantas medicinais são reunidas em livro lançado pela Embrapa

[Imagem: Embrapa/divulgação]

Livro sobre plantas medicinais

A Embrapa (Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária) lança hoje o seu primeiro livro de referência sobre plantas medicinais. Com 264 páginas, incluindo glossários no final de cada capítulo, a obra pretende transformar-se em uma referência nacional no assunto tanto para profissionais quanto para leigos.

O livro Plantas medicinais: do cultivo, manipulação e uso à recomendação popular é resultado de uma pesquisa que durou cinco anos, sob a supervisão do pesquisador Osmar Lameira, da Embrapa Amazônia Oriental (Belém-PA), um dos dez autores e também editor técnico da publicação juntamente com José Eduardo Brasil Pereira Pinto, professor da Universidade Federal de Lavras (MG).

Conhecimento científico das plantas medicinais

De acordo com Osmar Lameira, que há 18 anos pesquisa plantas medicinais, a obra se destaca por reunir informações científicas atuais, balizadas no conhecimento de várias áreas (medicina, fisioterapia, farmácia e bioquímica, biologia e agronomia), sem perder o foco da sabedoria popular relacionada à tradição milenar de agricultores, caboclos e índios sobre o poder curativo das plantas medicinais.

Os diversos capítulos abordam a história e a importância das plantas medicinais, seu cultivo e manipulação, as substâncias ativas de cada planta, os principais nutrientes para o organismo humano e as principais doenças humanas tratadas por plantas medicinais de uso popular.

Guia das Plantas Medicinais

O livro também traz um Guia das Plantas Medicinais, com informações sobre 43 espécies de plantas.

O Guia indica origem, identificação, descrição botânica, parte da planta usada como medicamento, usos, propriedades farmacológicas, contra-indicações, interações, posologia e modo de uso, constituintes químicos principais, toxicidade e precauções, cultivo, colheita e beneficiamento.

Ciência unida à sabedoria popular

Todo o conteúdo do livro resulta de informações provenientes da literatura, do conhecimento popular e das próprias experiências dos cientistas em suas áreas específicas de atuação.

"Enfatizamos a identificação das espécies, com vasta sinonímia, e tomamos o cuidado de ressaltar que, em determinados momentos, as plantas medicinais podem ser perigosas à saúde humana, isto quando elas não são manipuladas de forma correta," diz Lameira. "Por isso as informações divulgadas servem para complementar, mas não para substituir a atuação presencial do profissional da área de saúde junto à população," diz o pesquisador.

Siga o Diário da Saúde no Google News

Ver mais notícias sobre os temas:

Plantas Medicinais

Medicamentos Naturais

Terapias Alternativas

Ver todos os temas >>   

A informação disponível neste site é estritamente jornalística, não substituindo o parecer médico profissional. Sempre consulte o seu médico sobre qualquer assunto relativo à sua saúde e aos seus tratamentos e medicamentos.
Copyright 2006-2024 www.diariodasaude.com.br. Todos os direitos reservados para os respectivos detentores das marcas. Reprodução proibida.