Luva antitremor dá firmeza a pacientes de Parkinson

Luva antitremor dá firmeza aos pacientes de Parkinson
A luva antitremor usa um pequeno giroscópio mecânico, que se contrapõe aos pequenos movimentos involuntários típicos do tremor.
[Imagem: Faii Ong]

Luva com giroscópios

Engenheiros britânicos estão aproveitando uma tecnologia já bem conhecida para criar uma luva que ajuda a diminuir os tremores nas mãos, típicos de condições como o mal de Parkinson.

Faii Ong e seus colegas do Imperial College de Londres estão usando giroscópios para estabilizar o movimento das mãos, diminuindo a amplitude dos tremores, gerando um ganho de firmeza.

A tecnologia foi incorporada em uma luva, que Ong batizou de GyroGlove (luva com giroscópios).

Luva antitremor

Segundo o pesquisador, o efeito gerado pela luva pode ser comparado a "mergulhar a mão em um xarope espesso, onde o movimento é livre, mas desacelerado" devido à resistência do material.

Na luva, o papel da elevada densidade do xarope citado como ilustração é feito pelos giroscópios.

"Giroscópios mecânicos são como piões: eles sempre tentam ficar em pé por meio da conservação do momento angular. Minha ideia foi usar giroscópios para instantaneamente e proporcionalmente resistir ao movimento da pessoa, atenuando assim quaisquer tremores na mão do usuário," explicou Ong.

Zumbido

O pesquisador agora espera conseguir financiamento para aprimorar seu invento e levar a luva antitremor ao mercado. O maior desafio será eliminar o ruído dos giroscópios usados no protótipo, que fazem um zumbido constante que pode ser incômodo.

E há outros mercados para a luva antitremores além dos pacientes com Parkinson, incluindo profissionais que precisam manter as mãos firmes, como cirurgiões, fotógrafos e praticantes de algumas modalidades esportivas.


Ver mais notícias sobre os temas:

Robótica

Sistema Nervoso

Mente

Ver todos os temas >>   

A informação disponível neste site é estritamente jornalística, não substituindo o parecer médico profissional. Sempre consulte o seu médico sobre qualquer assunto relativo à sua saúde e aos seus tratamentos e medicamentos.
Copyright 2006-2016 www.diariodasaude.com.br. Conteúdo publicado sob licença de www.sciencetolife.com. Todos os direitos reservados para os respectivos detentores das marcas. Reprodução proibida.