Luva sensorial para mamografias e exames médicos

Luva sensorial para mamografias e exames médicos
A luva eletrônica consegue fazer 144 leituras simultâneas sem perder a precisão por conta da rugosidade natural da mão.
[Imagem: Someya Lab/Universidade de Tóquio]

Medir pressão sem compressão

As mulheres que já passaram por uma mamografia sabem o quanto a "medicina moderna" pode se mostrar "medieval" no sentido mais negativo do termo: dificilmente alguém chamaria esse exame de agradável ou não-intrusivo.

Felizmente já há soluções a caminho: a própria mulher logo poderá detectar nódulos com mais precisão por meio do autoexame usando luvas de borracha sensíveis à pressão.

Já existem muitos sensores de pressão, inclusive para colar sobre a pele, mas nenhum até agora conseguia medir a pressão com a precisão suficiente para aplicações médicas quando é dobrado ou fica enrugado - algo que é necessário para incorporá-los em luvas.

"Eu me dei conta de que muitos grupos estão desenvolvendo sensores flexíveis que podem medir pressão, mas nenhum deles é adequado para medir objetos reais, uma vez que são sensíveis à distorção. Essa foi a minha principal motivação e eu acho que nós propusemos uma solução eficaz para este problema," disse Sungwon Lee, idealizador do sensor.

Sensor orgânico de nanofibras

Lee e seus colegas desenvolveram um sensor de pressão de nanofibras que pode medir a distribuição da pressão sobre superfícies arredondadas mesmo quando dobrado em um raio de 80 micrômetros, equivalente a apenas duas vezes a espessura de um fio de cabelo humano.

O sensor tem apenas 8 micrômetros de espessura e consegue medir a pressão em 144 pontos de uma só vez, o que o tornou capaz de monitorar até mesmo a variação da pressão ao longo de um vaso sanguíneo. Isso permitirá, no caso dos exames preventivos de câncer de mama, detectar nódulos que poderiam passar despercebidos com o autoexame manual ou mesmo com os exames por equipamentos.

Além da estrutura de nanofibras sensível à pressão, o dispositivo contém transistores orgânicos - componentes eletrônicos feitos com materiais à base de carbono e oxigênio - para capturar e permitir a leitura dos dados.

Fonte: Luva sensorial para mamografias e exames médicos


Ver mais notícias sobre os temas:

Sensores

Equipamentos Médicos

Exames

Ver todos os temas >>   

A informação disponível neste site é estritamente jornalística, não substituindo o parecer médico profissional. Sempre consulte o seu médico sobre qualquer assunto relativo à sua saúde e aos seus tratamentos e medicamentos.
Copyright 2006-2016 www.diariodasaude.com.br. Conteúdo publicado sob licença de www.sciencetolife.com. Todos os direitos reservados para os respectivos detentores das marcas. Reprodução proibida.