Ver:

 Temas
 Enfermidades





RSS Diário da Saúde

Twitter do Diário da Saúde

26/02/2016

Magros por natureza têm "receita secreta" para não engordar

Redação do Diário da Saúde

Magros por natureza

Você provavelmente tem um amigo ou conhecido que nunca se preocupa com o peso, mas está sempre em forma, aparentemente sem fazer qualquer esforço ou sacrifício.

Pois saiba que pessoas assim possuem, talvez sem saber, alguns segredos que podem ajudar aqueles que lutam contra o ganho indesejado de peso.

Para descobrir esses segredos, pesquisadores primeiro identificaram uma população de adultos capazes de manter um peso corporal saudável por toda a vida sem nunca recorrer a dietas e pediram que esses voluntários respondessem a uma série de perguntas sobre dietas, exercícios e rotinas diárias.

Essa turma formou o grupo um, dos magros por natureza, consistindo de 112 adultos que relataram nunca fazer dietas rigorosas. O grupo dois foi composto por pessoas que fazem dieta regularmente, pensam em alimentos com frequência e são altamente conscientes do que comeram.

Estratégias secretas

O que se descobriu causou surpresa: não é que os magros por natureza nada façam para manter a silhueta, é que eles são mais propensos a usar estratégias diferentes das recomendações tradicionais para perda ou manutenção de peso.

Isso vai contra a explicação preferida dos cientistas, que afirmam que seriam as diferenças genéticas que explicariam o sucesso dos magros por natureza.

Essas estratégias incluem: comer alimentos de alta qualidade, cozinhar em casa e ouvir "sugestões internas" a fim de permanecerem magros, o que inclui resistir a tentações de comer por ansiedade ou obedecer aos "pedidos do corpo", por exemplo.

Essas pessoas também não demonstram sentirem-se tão culpadas quanto o outro grupo quando passam do limite. Além disso, as pessoas naturalmente magras são mais propensas a olhar para a alimentação com um enfoque mais voltado ao prazer, e não à quantidade, e não sofrer com o medo de passar da conta e engordar.

"Estes resultados são encorajadores porque implicam que, em vez de colocar restrições à dieta e evitar os alimentos favoritos, o ganho de peso pode ser evitado logo no início, aprendendo a ouvir sinais internos e colocando ênfase na qualidade, em vez de na quantidade de alimentos," disse Anna-Leena Vuorinen, do Centro de Pesquisa Técnica VTT (Finlândia), que fez o estudo em colaboração com colegas da Universidade Cornell (EUA).


Ver mais notícias sobre os temas:

Dietas e Emagrecimento

Alimentação e Nutrição

Emoções

Ver todos os temas

Mais lidas na semana:

Dor de cabeça: Conheça aquelas que exigem tratamento

Vacina contra dengue pode fazer mais mal que bem em alguns locais

Os muitos mitos sobre as Dores nas Costas

Medicamento desenvolvido no Brasil combate origem da hipertensão

Carne vermelha todo dia faz mal? Especificamente que mal?