19/07/2016

Malha elétrica abraça coração e substitui marca-passos

Redação do Diário da Saúde

Substituto dos marca-passos

A equipe do Dr. Jinkyung Park, da Universidade Nacional de Seul (Coreia do Sul), desenvolveu uma espécie de malha elétrica que pode ser enrolada em torno do coração para produzir impulsos elétricos controlados e, assim, melhorar a função cardíaca.

A tecnologia representa uma nova forma de tratamento para arritmias graves, compensando os danos do músculo cardíaco e permitindo que a parte saudável do coração funcione de forma mais eficiente.

Trata-se de um potencial substituto dos marca-passos, que aplicam a estimulação elétrica apenas em locais específicos no coração, não fornecendo uma cobertura abrangente.

Malha elétrica para o coração

Malha elétrica abraça coração e substitui marca-passos

[Imagem: Jinkyung Park et al. - 10.1126/scitranslmed.aad8568]

A malha foi projetada para envolver e "abraçar" o coração e, assim, fornecer impulsos elétricos para todo o miocárdio ventricular, ou músculo cardíaco.

Composta de nanofios incorporados em uma borracha flexível e biocompatível, a malha eletrificada se conforma perfeitamente à anatomia tridimensional única de cada coração individual.

Nos estudos iniciais em animais de laboratório, o dispositivo se integrou estrutural e eletricamente com o miocárdio após um ataque cardíaco. A seguir, ele passou a funcionar como uma espécie de subestrutura do coração, melhorando a função contráctil cardíaca sem atrapalhar o ciclo de relaxamento do músculo.

Ainda não há previsão do início dos testes em humanos.

Siga o Diário da Saúde no Google News

Ver mais notícias sobre os temas:

Equipamentos Médicos

Coração

Implantes

Ver todos os temas >>   

A informação disponível neste site é estritamente jornalística, não substituindo o parecer médico profissional. Sempre consulte o seu médico sobre qualquer assunto relativo à sua saúde e aos seus tratamentos e medicamentos.
Copyright 2006-2024 www.diariodasaude.com.br. Todos os direitos reservados para os respectivos detentores das marcas. Reprodução proibida.