12/10/2012

Más notícias afetam mais as mulheres que os homens

Com informações da BBC

Hormônios

Uma pesquisa realizada no Canadá sugere que más notícias afetam mais as mulheres do que os homens.

As mulheres pesquisadas produziram mais hormônios relativos ao estresse ao serem expostas a notícias negativas.

Esses efeitos não foram observados nos homens.

O estudo, feito com 60 pessoas, foi publicado no periódico especializado PLoS One.

Cortisol

Os pesquisadores da Universidade de Montreal juntaram recortes de jornais com notícias de acidentes e assassinatos e também histórias mais neutras, sobre estreias de filmes.

Homens e mulheres leram os recortes com as notícias negativas e neutras e foram submetidos a exames para detectar os níveis do cortisol, hormônio relacionado ao estresse, durante todo o período do estudo.

"Apesar de as notícias por si só não terem aumentado os níveis de estresse, elas fizeram com que as mulheres ficassem mais reativas, afetando as respostas psicológicas delas a situações estressantes que ocorreram depois", afirmou Marie-France Marin, uma das pesquisadoras da Universidade de Montreal.

Nos homens, os níveis de cortisol não se alteraram.

Estressadas, mas vivem mais

"Este estudo acrescenta novas e fascinantes provas de mudança no hormônio do estresse depois de um desafio experimental," afirmou o professor Terrie Moffitt, do Instituto de Psiquiatria no King's College de Londres.

"Os pesquisadores do estresse enfrentam um verdadeiro quebra-cabeça dos gêneros. Como grupo, as mulheres parecem reagir mais a fatores estressantes, mas elas vivem mais do que os homens", disse Moffitt.

"Como as mulheres conseguem neutralizar o efeito do estresse em seus sistemas cardiovasculares? Uma resposta para essa pergunta poderia melhorar a saúde de todos," afirmou.

No entanto, outros especialistas afirmaram que o estudo da Universidade do Canadá é pequeno, então seriam necessários mais testes e exames para embasar qualquer conclusão.

Siga o Diário da Saúde no Google News

Ver mais notícias sobre os temas:

Gênero

Saúde da Mulher

Comportamento

Ver todos os temas >>   

A informação disponível neste site é estritamente jornalística, não substituindo o parecer médico profissional. Sempre consulte o seu médico sobre qualquer assunto relativo à sua saúde e aos seus tratamentos e medicamentos.
Copyright 2006-2024 www.diariodasaude.com.br. Todos os direitos reservados para os respectivos detentores das marcas. Reprodução proibida.