Ver:

 Temas
 Enfermidades





RSS Diário da Saúde

Twitter do Diário da Saúde

19/09/2011

Cientistas vão sequenciar matéria escura da vida

Redação do Diário da Saúde
Cientistas vão sequenciar DNA da
Este é o equipamento de micromanipulação usado para isolar as células bacterianas e submetê-las a um processo de "amplificação de DNA", que agora vai permitir sequenciar o genoma da chamada "matéria escura da vida".[Imagem: Roger Lasken]

Matéria escura da vida

Pesquisadores apresentaram uma nova técnica que será capaz de sequenciar e analisar as informações genéticas da "matéria escura da vida".

Os cosmólogos acreditam que uma entidade chamada matéria escura - algo que não se sabe o que é, mas cujos efeitos podem ser medidos - compõe 23% de toda a massa do Universo, enquanto a matéria normal, da qual somos feitos nós e as estrelas, compõe apenas 4% dessa massa total (os outros 73% são energia escura).

Os biólogos, por sua vez, calculam a existência de uma quantidade inumerável de bactérias e outros micro-organismos que são virtualmente desconhecidos do homem, mas, provavelmente, são a maior parte dos organismos vivos que compõem a Terra.

Por isso eles a chamaram de "matéria escura da vida".

Bactérias benéficas

Agora, os cientistas desenvolveram uma técnica automática para sequenciar o código genético dessas criaturas microscópicas, abrindo caminho para que o homem conheça melhor microorganismos que são responsáveis não apenas por doenças, mas também pelo funcionamento do corpo humano e pela produção de antibióticos e biocombustíveis.

Pavel Pevzner e seus colegas da Universidade da Califórnia (EUA) desenvolveram um novo algoritmo que melhora dramaticamente o desempenho dos programas de computador usados para sequenciar o DNA - e ele pode fazer isto a partir de uma única célula bacteriana.

"O novo algoritmo captura 90% dos genes de uma única célula. Está certo que não é 100%, mas é quase tão bom quanto as técnicas mais modernas já desenvolvidas para sequenciamento do genoma: os biólogos hoje conseguem capturar 95% dos genes, mas eles precisam de bilhões de células para fazer isto," afirmam os cientistas.

Estima-se as bactérias sejam responsáveis por 10% do peso do corpo humano. Esta é outra razão pela qual é tão importante estudar seu DNA.

DNA das bactérias

Os aparelhos mais modernos de sequenciamento genético precisam de bilhões de células para funcionar, o que exige que as bactérias sejam cultivadas em laboratório.

Mas cerca de 99,9% delas - a matéria escura da vida - não podem ser cultivadas em laboratório porque vivem em condições ambientais específicas que são difíceis de reproduzir artificialmente - por exemplo, em simbiose com outras bactérias ou sobre a pele de um animal.

A possibilidade de sequenciar até 90% do genoma de uma bactéria a partir de uma única célula é uma vitória que está sendo comemorada. E os cientistas afirmam que não esgotaram as possibilidades de seu algoritmo, sendo possível melhorá-lo.


Ver mais notícias sobre os temas:

Bactérias

Genética

Desenvolvimento de Medicamentos

Ver todos os temas

Mais lidas na semana:

Dor de cabeça: Conheça aquelas que exigem tratamento

Vacina contra dengue pode fazer mais mal que bem em alguns locais

Os muitos mitos sobre as Dores nas Costas

Medicamento desenvolvido no Brasil combate origem da hipertensão

Carne vermelha todo dia faz mal? Especificamente que mal?