Mau humor de segunda-feira é mito; bom humor de sexta-feira é real

Segunda feliz

Pesquisadores norte-americanos fizeram uma enquete com 340 mil pessoas para verificar se seu humor varia ao longo da semana.

Eles chegaram à conclusão que, média, o humor delas não é pior na segunda-feira do que em qualquer outro dia da semana, exceto nas sextas-feiras, que o humor melhora.

A pesquisa revelou entrevistados mais felizes no dia que antecede o fim de semana, o que fortalece a ideia de que a sexta-feira traz "um sentimento especial".

Mitos culturais

Em seu artigo, publicado no Journal of Positive Psychology, os pesquisadores afirmam que a ideia de segundas-feiras horríveis deve ser descartada.

"Os mitos culturais podem estar enfatizando demais os padrões de humor de um único dia da semana", afirmou o professor Arthur Stone, da Universidade Stony Brook (EUA).

A equipe de Stone também diz ter desacreditado as afirmações de que a segunda-feira da última semana de janeiro, conhecida como "segunda-feira triste" é o dia mais deprimente do ano inteiro.

Viva a sexta-feira

Os pesquisadores analisaram dados de uma enquete do instituto Gallup feita por entrevistas telefônicas.

Segundo eles, as pessoas dizem se divertirem mais e terem menos preocupações nas sextas-feiras, sábados e domingos, em comparação com outros dias da semana.

E é este contraste entre o humor do domingo e o de segunda-feira que faz com que o primeiro dia útil seja injustamente julgado, de acordo com Stone.


Ver mais notícias sobre os temas:

Felicidade

Trabalho e Emprego

Emoções

Ver todos os temas >>   


  

A informação disponível neste site é estritamente jornalística, não substituindo o parecer médico profissional. Sempre consulte o seu médico sobre qualquer assunto relativo à sua saúde e aos seus tratamentos e medicamentos.
Copyright 2006-2016 www.diariodasaude.com.br. Conteúdo publicado sob licença de www.sciencetolife.com. Todos os direitos reservados para os respectivos detentores das marcas. Reprodução proibida.