23/07/2009

Medicamento contra gripe A não está em falta, garante Ministro

Priscilla Mazenotti - Agência Brasil

Medicamentos contra gripe A

O ministro da Saúde, José Gomes Temporão, garantiu hoje (23) que há medicamento suficiente para atender a todos os casos de influenza A (H1N1) no país. Ao todo, são 9 milhões de kits para tratamento estocados na Fiocruz, no Rio de Janeiro.

Mais 1 milhão de kits deverá chegar ao Brasil nas próximas semanas. O governo está distribuindo 50 mil kits para estados e municípios. "O Brasil está preparado. A rede de serviços de saúde está preparada para atender as pessoas", disse Temporão.

Ele voltou a dizer que não há motivo para pânico. Segundo o ministro, neste momento é importante prevenir a população e evitar novas mortes. "Da mesma maneira que estávamos preparados para, durante 80 dias, impedir que o vírus entrasse no Brasil e circulasse aqui, agora estamos prontos para uma nova etapa. Temos que ter informação adequada", disse Temporão, ao participar do programa Bom Dia, Ministro, nos estúdios da Empresa Brasil de Comunicação (EBC).

Sintomas da gripe A

Temporão lembrou que os sintomas da influenza A (H1N1) são similares aos da gripe comum, que mata 70 mil pessoas por ano no Brasil. E alertou: pessoas com febre acima de 38º, tosse, dor de garganta, dor no corpo, dor nas articulações ou dificuldade para respirar devem procurar o serviço de saúde e não o hospital. "Os hospitais estão preparados para atender os casos graves que necessitam de internação."

O ministro negou ainda a informação de que o vírus Influenza H1N1 seja mais forte do que o da gripe comum. Segundo ele, em pesquisas feitas em ratos e furões, houve a sugestão de que o vírus seja mais agressivo, "mas não se pode fazer a mesma ilação para humanos".

Siga o Diário da Saúde no Google News

Ver mais notícias sobre os temas:

Epidemias

Medicamentos

Vírus

Ver todos os temas >>   

A informação disponível neste site é estritamente jornalística, não substituindo o parecer médico profissional. Sempre consulte o seu médico sobre qualquer assunto relativo à sua saúde e aos seus tratamentos e medicamentos.
Copyright 2006-2024 www.diariodasaude.com.br. Todos os direitos reservados para os respectivos detentores das marcas. Reprodução proibida.