20/04/2009

Medicamentos homeopáticos aliviam efeitos colaterais das terapias contra o câncer

Redação do Diário da Saúde
Medicamentos homeopáticos aliviam efeitos colaterais das terapias contra o câncer

[Imagem: a3/Wikimedia Commons]

Terapias complementares

Os medicamentos e as sessões de radioterapia usados no tratamento do câncer têm efeitos colaterais desagradáveis, incluindo náuseas, vômitos, aftas, dermatites, sintomas da menopausa, quedas de cabelos e uma série de outros.

Cerca de um terço dos pacientes de câncer usa terapias complementares, incluindo medicamentos homeopáticos, para tentar reduzir esses efeitos colaterais.

Para tentar descobrir os reais efeitos desses tratamentos homeopáticos, um grupo de pesquisadores vasculhou a biblioteca médica Cochrane para fazer uma revisão sistemática das pesquisas científicas que estudam diretamente as evidências sobre a segurança e a eficácia dos medicamentos homeopáticos utilizados com o fim específico de minimizar os efeitos colaterais dos tratamentos contra o câncer.

Calêndula e traumeel S

A revisão incluiu 8 estudos envolvendo um total de 664 participantes. Um estudo com 256 participantes descobriu que as irritações de pele causadas pela radioterapia foram menores em pacientes utilizando pomada de calêndula, quando comparados com um grupo que usou o medicamento alopático trolamina.

Em outro estudo que incluiu 32 participantes, aqueles que tomaram Traumeel S, uma combinação de 14 medicamentos homeopáticos, tiveram menos aftas causadas pela quimioterapia do que aqueles que tomaram placebo.

Dois pequenos estudos sobre os efeitos adversos da radioterapia foram positivos mas tinham problemas de metodologia, e dois pequenos estudos sobre os efeitos adversos da quimioterapia não mostraram quaisquer efeitos positivos.

Benefícios da homeopatia

"Nós encontramos dados preliminares que sugerem que há benefícios associados com dois medicamentos homeopáticos em circunstâncias específicas, embora esses resultados precisem ser replicados em estudos posteriores," diz a Dra. Sosie Kassab, coordenadora do estudo.

"Os efeitos da calêndula também podem depender da formulação, já que ela pode ser preparada utilizando-se uma grande variedade de técnicas," diz a médica.

Dois outros estudos testaram medicamentos homeopáticos para alívio de sintomas da menopausa causados por terapias para combate ao câncer de mama. Entretanto, os pesquisadores não encontraram evidências nesses estudos de qualquer benefício em relação ao uso do placebo.

Alternativa sem efeitos colaterais

Nenhum dos medicamentos homeopáticos estudados apresentou efeitos colaterais ou interações com os tratamentos convencionais.

"Até o momento, não há evidências convincentes para apoiar o uso de medicamentos homeopáticos para outros efeitos adversos dos tratamentos do câncer," diz Kassab. "Mas se fez muito pouca pesquisa [nessa área] e é necessário pesquisar mais."

Siga o Diário da Saúde no Google News

Ver mais notícias sobre os temas:

Homeopatia

Câncer

Quimioterapia

Ver todos os temas >>   

A informação disponível neste site é estritamente jornalística, não substituindo o parecer médico profissional. Sempre consulte o seu médico sobre qualquer assunto relativo à sua saúde e aos seus tratamentos e medicamentos.
Copyright 2006-2024 www.diariodasaude.com.br. Todos os direitos reservados para os respectivos detentores das marcas. Reprodução proibida.