18/02/2009

Médicos retiram rim com câncer pelo umbigo do paciente

Redação do Diário da Saúde
Médicos retiram rim com câncer pelo umbigo do paciente
Cirurgiões desenvolveram uma nova técnica cirúrgica que permitiu a remoção do rim do paciente fazendo uma única incisão em seu umbigo.
[Imagem: UC San Diego Medical Center]

Cirurgia pelo umbigo

No último dia 5 de Fevereiro, cirurgiões da Universidade da Califórnia, nos Estados Unidos, removeram o rim canceroso de um paciente por meio de uma única incisão em seu umbigo. O anúncio foi feito ontem, depois de confirmado em definitivo o sucesso da operação.

"A remoção bem-sucedida do rim, que continha um tumor de sete centímetros, com uma única incisão, é um avanço crucial nos tratamentos de câncer," comemora o Dr. Ithaar H. Derweesh, da equipe que fez a cirurgia.

"Esse enfoque menos invasivo permite que os pacientes tenham um período de recuperação mais curto, tomem menos medicação para dor, além de um melhor resultado cosmético," diz o médico.

Laparoscopia

Durante uma cirurgia de laparoscopia tradicional, são feitos entre três e cinco pequenas incisões abdominais, para inserção da câmera e dos instrumentos destinados à remoção do rim. O novo procedimento dispensa as incisões adicionais.

"A ideia de se poder fazer uma cirurgia com poucas incisões e exigindo um menor prazo de internação é especialmente atrativo para pacientes de câncer, que podem ter que se submeter a repetidas cirurgias," diz Santiago Horgan, outro cirurgião do grupo.

Os pesquisadores planejam estudar a aplicação da cirurgia por meio de uma única incisão no umbigo, além dos casos de câncer, para pacientes portadores de obesidade e outras desordens digestivas.

Siga o Diário da Saúde no Google News

Ver mais notícias sobre os temas:

Cirurgias

Tratamentos

Equipamentos Médicos

Ver todos os temas >>   

A informação disponível neste site é estritamente jornalística, não substituindo o parecer médico profissional. Sempre consulte o seu médico sobre qualquer assunto relativo à sua saúde e aos seus tratamentos e medicamentos.
Copyright 2006-2024 www.diariodasaude.com.br. Todos os direitos reservados para os respectivos detentores das marcas. Reprodução proibida.