Médicos do SUS terão treinamento para receitar óculos

De olho nos pacientes

O Ministério da Saúde assinou um acordo de cooperação com o Conselho Brasileiro de Oftalmologia para qualificar profissionais da Atenção Básica em temas relacionados à saúde ocular.

O convênio vai capacitar os médicos para atendimentos oftalmológicos principalmente em regiões carentes de especialistas.

A cooperação vai apoiar os profissionais em exames de refração, prescrição de lentes corretoras, prevenção de cegueira, promoção da saúde ocular, critérios de encaminhamento à atenção especializada, atendimento as urgências oftalmológicas na Atenção Básica, entre outras ações.

Oftalmologia no SUS

O Conselho Brasileiro de Oftalmologia será responsável pela organização de um curso de ensino à distância para habilitar os médicos que atendem em áreas remotas, especialmente nos estados da Região Norte e distritos indígenas.

Para pessoas com deficiência visual , o Sistema Único de Saúde (SUS) também disponibiliza os Centros Especializados em Reabilitação (CER) habilitados nessa modalidade.

Além disso, o Brasil é referência mundial no campo dos transplantes, inclusive o de córnea, sendo o maior sistema público de transplantes do mundo.

O acordo estabelece que a certificação conferida aos egressos destas formações não concederá título de especialistas em oftalmologia aos profissionais. Os pacientes com casos específicos precisarão ser encaminhados aos oftalmologistas.


Ver mais notícias sobre os temas:

Olhos e Visão

Atendimento Médico-Hospitalar

Transplantes

Ver todos os temas >>   


  

A informação disponível neste site é estritamente jornalística, não substituindo o parecer médico profissional. Sempre consulte o seu médico sobre qualquer assunto relativo à sua saúde e aos seus tratamentos e medicamentos.
Copyright 2006-2016 www.diariodasaude.com.br. Conteúdo publicado sob licença de www.sciencetolife.com. Todos os direitos reservados para os respectivos detentores das marcas. Reprodução proibida.