12/04/2017

Meditação em grupo reduz violência mesmo durante crise econômica

Redação do Diário da Saúde
Meditação em grupo reduz violência mesmo durante crise econômica
A meditação em grupo cria um efeito positivo no ambiente devido a uma hipótese conhecida como "Efeito de Campo da Consciência".
[Imagem: CC0 Public Domain/Pixabay]

Meditação contra violência

Em um estudo publicado no ano passado, pesquisadores da Universidade de Administração Maharishi (EUA), demonstraram que um esforço de meditação coletiva reduz a criminalidade em nível nacional.

Agora, dois estudos de acompanhamento sobre o mesmo esforço mostraram que a redução na violência foi ainda maior do que o estimado inicialmente.

A meditação em grupo levou a uma redução de 21,2% na taxa nacional de homicídios durante o período 2007-2010. Concentrando-se nas 206 grandes áreas urbanas dos EUA citadas no estudo inicial, constatou-se uma redução de 28,4% nas taxas de assassinato, evitando um número estimado de 4.136 mortes. Em ambos os estudos, as reduções durante o período 2007-2010 foram comparadas com o período base 2002-2006.

Os pesquisadores afirmam que esses resultados são consistentes com a hipótese de que um grupo suficientemente grande praticando a técnica da Meditação Transcendental, e de uma técnica desenvolvida por eles, chamada MT-Sidhis, é capaz de reduzir o estresse social, que se reflete em menores taxas de assassinato e violência.

Efeito de Campo da Consciência

A equipe afirma que a prática de meditação em grupo cria um efeito positivo no ambiente devido a uma hipótese conhecida como "Efeito de Campo da Consciência".

Eles estimam que uma influência positiva sobre a qualidade de vida exige um número mínimo de meditadores - a raiz quadrada de 1% da população do país. Neste experimento, o número mínimo era de 1.725 meditadores, número que foi superado durante todo o período de coleta de dados.

Meditação em grupo reduz violência mesmo durante crise econômica
Nenhum outro fator que os pesquisadores checaram consegue explicar a queda na violência urbana, que sintomaticamente ocorreu durante uma grave crise econômica, quando a criminalidade historicamente aumenta.
[Imagem: Maharishi University of Management]

"Este estudo e outros 17 estudos revisados pelos pares sugerem que a consciência individual está diretamente conectada a um campo subjacente e universal de consciência e que, coletivamente animando esse campo universal através da técnica da Meditação Transcendental, um grupo destes pode ter um efeito positivo sobre a qualidade de vida na sociedade," disse o Dr. Michael Dillbeck, coautor do estudo.

"A base para o efeito hipotético sobre a sociedade é que a consciência em sua forma pura, a consciência pura, tem um caráter semelhante a um campo e é um campo universal na base do pensamento e do comportamento de cada um. Quando os participantes em um grupo igual ou superior à raiz quadrada de um por cento da população inteira está experimentando a consciência pura durante a prática do programa da meditação transcendental e de meditação transcendental Sidhi, o campo da consciência pura é animado em toda a população. Isto irá influenciar positivamente todos os outros na sociedade, levando a um desenvolvimento na mesma direção holística que o experimentado pelos indivíduos praticando a técnica de Meditação Transcendental," complementou o professor Kenneth Cavanaugh.

Descartando outros efeitos

Para demonstrar que os efeitos de redução na violência e nas taxas de assassinato não se deveram a outros fatores, circunstanciais ou não, a equipe analisou praticamente todas as outras explicações alternativas que conseguiram imaginar.

Segundo eles, a redução das taxas de homicídio não pode ser explicada por fatores como desemprego, condições econômicas nacionais, mudanças nos índices de encarceramento, estratégia policial, tecnologia policial, demografia urbana, padrões de relatórios policiais ou mudanças de temperatura.

Na verdade, pela primeira vez desde 1945, os assassinatos e as taxas de crimes violentos não subiram durante uma grande crise econômica, como a grave recessão de dezembro de 2007 a junho de 2009.

Os resultados foram publicados no Journal of Health and Environmental Research.

Siga o Diário da Saúde no Google News

Ver mais notícias sobre os temas:

Meditação

Espiritualidade

Felicidade

Ver todos os temas >>   

A informação disponível neste site é estritamente jornalística, não substituindo o parecer médico profissional. Sempre consulte o seu médico sobre qualquer assunto relativo à sua saúde e aos seus tratamentos e medicamentos.
Copyright 2006-2024 www.diariodasaude.com.br. Todos os direitos reservados para os respectivos detentores das marcas. Reprodução proibida.