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27/07/2012

Meditação da ioga reduz estresse severo em 12 minutos

Redação do Diário da Saúde
Meditação de ioga reduz estresse severo em 12 minutos
Sente-se de uma maneira que se sinta confortável. Pode ser sobre uma almofada no chão, ou em uma cadeira - não é necessário fazer qualquer exercício de contorcionismo dolorido. [Imagem: Cortesia Kundalini Research Institute]

Meditação Kirtan Kriya

Seis meses atrás, pesquisadores da Universidade da Califórnia, em Los Angeles, publicaram um estudo mostrando que uma técnica simples de ioga reduz os níveis de estresse de pessoas envolvidas com tipos de demência, incluindo o Alzheimer.

A prática consiste em uma técnica meditativa baseada na recitação de um mantra simples, praticada durante 12 minutos por dia, ao longo de oito semanas - a técnica chama-se Meditação Kirtan Kriya.

Os resultados mostraram efeitos fisiológicos claros - e não apenas psicológicos - incluindo um reforço na resposta do sistema imunológico às inflamações.

Se ativada constantemente, a inflamação pode contribuir para uma multiplicidade de problemas crônicos de saúde.

Heróis desconhecidos

Mas a Dra. Helen Lavretsky e seus colegas não se deram por satisfeitos com a explicação, e queriam saber mais sobre os efeitos moleculares de uma prática tão simples sobre o organismo.

O trabalho da equipe é voltado não propriamente para os doentes, mas para os cuidadores, chamados por eles de "heróis desconhecidos".

"Em média, a incidência e prevalência de depressão em familiares que cuidam de portadores de demência chega a 50%," disse a pesquisadora. Além disso, os próprios cuidadores tendem a ser igualmente idosos, o que os deixa mais suscetíveis ao risco do estresse e da ansiedade.

Práticas psico-espirituais

Há muito se sabe que intervenções psicossociais, como a meditação, reduzem os efeitos adversos que a doença causa nos cuidadores.

Mas só mais recentemente os cientistas têm-se preocupado em associar os benefícios das práticas psico-espirituais com efeitos fisiológicos no corpo.

"O objetivo do nosso estudo era determinar se a meditação pode alterar a atividade de proteínas inflamatórias e antivirais que moldam a expressão genética das células imunológicas," resume a Dra. Lavretsky.

O resultado foi positivo, mostrando que essas proteínas apresentam uma redução em sua atividade, diminuindo a resposta inflamatória, conforme as pessoas se engajam na prática da meditação.

Eles descobriram que a prática da meditação Kirtan Kriya altera a resposta de 68 genes no corpo, todos associados com a resposta inflamatória.

"Esta é uma notícia muito encorajadora. Os cuidadores geralmente não têm tempo, energia ou contatos pessoais que possam trazer-lhes um pouco de alívio do estresse de cuidar de um ente querido com demência. Assim, praticar uma forma rápida de meditação de ioga, que é fácil de aprender, é muito útil," conclui a cientista.

Como praticar a Meditação Kirtan Kriya

Existem CDs à venda que auxiliam e guiam a prática da técnica Kirtan Kriya de ioga. Contudo, nem eles são necessários.

Escolha um lugar calmo e silencioso, onde você possa ficar só, e sente-se de uma maneira que se sinta confortável. Pode ser sobre uma almofada no chão, ou em uma cadeira - não é necessário fazer qualquer exercício de contorcionismo dolorido.

Estenda sobre as pernas as mãos abertas - naturalmente, sem forçar - com as palmas viradas para cima.

Cante as sílabas Sa, Ta, Na, Ma, espichando o "a": Saaaaaaaa.....

Quando cantar Sa, toque a ponta do indicador na ponta do polegar. Quando cantar Ta, toque a ponta do dedo médio na ponta do polegar, e assim por diante.

  • Cante de forma audível por 2 minutos
  • Cante apenas sussurrando durante 2 minutos
  • Apenas vocalize mentalmente durante 4 minutos, sem emitir sons, mas movimentando os dedos
  • Cante apenas sussurrando durante 2 minutos
  • Cante de forma audível por 2 minutos

Marque um horário e procure respeitá-lo todos os dias. E tenha persistência.

As sílabas são palavras em sânscrito, que significam, respectivamente, nascimento, vida, desligamento e renascimento.


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