23/09/2016

O que é melhor: Meditação ou Férias?

Redação do Diário da Saúde
O que faz mais bem à saúde: Meditação ou Férias?
O treinamento de meditação, desenvolvido pela equipe do professor Deepak Chopra, mostrou benefícios fisiológicos medidos através da expressão gênica.
[Imagem: Cortesia Janaina de Lima/Wikimedia]

Meditação versus férias

Cada vez mais impressionados com os efeitos benéficos da meditação, um grupo de cientistas da Universidade da Califórnia em São Francisco e da Escola de Medicina de Harvard, ambas nos EUA, reuniram-se para realizar um projeto rigoroso de estudo que fosse capaz de avaliar os impactos biológicos da meditação.

Para tirar as dúvidas sobre os efeitos específicos da meditação, eles compararam a prática com um período equivalente de férias e relaxamento.

As 94 participantes, com idades entre 30 e 60 anos, foram divididas em dois grupos, todas hospedadas no mesmo resort durante seis dias: um grupo em férias e outro fazendo um treinamento de meditação, ioga e autorreflexão desenvolvido pelo professor Deepak Chopra. O terceiro grupo foi formado por meditadores experientes que davam as aulas.

Os efeitos biológicos sobre os três grupos foram medidos por meio dos padrões de expressão gênica - a equipe examinou as mudanças em 20.000 genes para determinar quais se alteraram após o período no resort.

Efeitos biológicos da meditação

Os resultados mostram que todos os grupos - meditadores novatos, meditadores experientes e veranistas - tiveram mudanças significativas nos padrões de rede molecular após a semana no resort, com uma clara assinatura biológica em relação ao início do período.

As mudanças mais notáveis na atividade dos genes foram relacionadas à resposta ao estresse e à função imunológica.

Embora todos os grupos tenham apresentado melhorias no bem-estar, os meditadores novatos apresentaram menos sintomas de depressão e menos estresse em nível muito superior ao dos veranistas que não meditaram. Os dois grupos meditadores também apresentaram uma resposta otimizada nas vias de proteção antiviral, algo não verificado entre os veranistas.

O que faz mais bem à saúde: Meditação ou Férias?
Outro estudo recente já havia demonstrado que a meditação causa mudanças neurobiológicas benéficas. Na verdade, os efeitos benéficos da meditação apareceram em praticamente todas as regiões do cérebro: Cure a si mesmo: Faça meditação.
[Imagem: Eileen Luders]

Os efeitos psicológicos foram duradouros, embora não tenha sido possível medir quanto desse benefício mais duradouro pode ser devido à continuação da prática da meditação ou de mudanças em como as pessoas passaram a encarar os eventos em suas vidas após o aprendizado.

Prática renovadora

"Com base em nossos resultados, o benefício que a experiência da meditação traz não é estritamente psicológico; há uma mudança clara e quantificável em como nossos corpos funcionam," disse o professor Rudolph Tanzi, um dos idealizadores do experimento.

"A meditação é uma das maneiras de se envolver em atividades renovadoras que pode proporcionar alívio para o nosso sistema imunológico, reduzindo o estresse do dia a dia de um corpo constantemente tentando proteger-se. A previsão é que isto pode então levar a um envelhecimento mais saudável," concluiu ele.

Os resultados foram publicados na revista Nature Translational Psychiatry.

Siga o Diário da Saúde no Google News

Ver mais notícias sobre os temas:

Meditação

Terapias Alternativas

Sistema Imunológico

Ver todos os temas >>   

A informação disponível neste site é estritamente jornalística, não substituindo o parecer médico profissional. Sempre consulte o seu médico sobre qualquer assunto relativo à sua saúde e aos seus tratamentos e medicamentos.
Copyright 2006-2024 www.diariodasaude.com.br. Todos os direitos reservados para os respectivos detentores das marcas. Reprodução proibida.