Ver:

 Temas
 Enfermidades





RSS Diário da Saúde

Twitter do Diário da Saúde

28/05/2012

Meditação para médicos melhora cuidados para pacientes

Redação do Diário da Saúde
Meditação para médicos melhora cuidados para pacientes
Meditação para médicos pode melhorar a qualidade da atenção primária à saúde, com benefícios tanto para os pacientes quanto para os próprios profissionais.[Imagem: iStockPhoto]

Parar para pensar

Treinar os médicos em meditação e habilidades de comunicação pode melhorar a qualidade da atenção primária à saúde, com benefícios tanto para os pacientes quanto para os próprios profissionais.

Cientistas da Universidade de Rochester (EUA) também recomendam a promoção de um senso de comunidade entre os médicos, além de dar-lhes tempo para o crescimento pessoal.

"Programas voltados para a consciência pessoal e o auto-desenvolvimento são apenas parte da solução," observam os pesquisadores.

"Nossos sistemas de cuidados de saúde devem implementar mudanças sistemáticas ao nível da prática médica para criar um ambiente que dê suporte à prática da meditação, estimule a comunicação transparente e clara entre os médicos, funcionários, pacientes e famílias, e reduza o isolamento profissional."

Meditação e comunicação

Este estudo é um prosseguimento de um trabalho publicado pela mesma equipe em 2009, quando eles demonstraram que é possível transformar "médicos comuns" em médicos técnica e emocionalmente competentes.

Eles agora confirmaram que a meditação da mente alerta e o treinamento em comunicação pode aliviar a angústia psicológica e o desgaste experimentado pelos médicos, além de melhorar o seu bem-estar.

Foram várias novas conclusões nestes três anos de prosseguimento do estudo:

Para 75% dos médicos, compartilhar experiências pessoais da prática médica com os colegas foi um dos resultados mais significativos do programa.

Um ambiente sem julgamentos ajudou os participantes a se sentirem emocionalmente seguros o suficiente para fazer uma pausa, refletir e compartilhar suas experiências mais complexas e mais profundas.

Isto, por sua vez, deu-lhes a garantia de que eles não estavam sozinhos em seus sentimentos.

Vantagens da meditação para médicos

Sessenta por cento dos participantes afirmaram que as habilidades aprendidas com a meditação melhoraram sua capacidade de ouvir com mais atenção e responder mais eficazmente aos outros no trabalho e em casa.

Mais da metade dos participantes reconheceu ter adquirido maior autoconhecimento e melhor capacidade de responder sem julgamento durante conversas pessoais ou profissionais.

Setenta por cento dos médicos que passaram pela experiência atribuíram ao treinamento da meditação uma maior capacidade de organização das suas atividades diárias, assim como para conseguir o tempo para parar e refletir, algo que normalmente não seria considerado admissível.


Ver mais notícias sobre os temas:

Meditação

Relacionamentos

Sentimentos

Ver todos os temas

Mais lidas na semana:

Ciência começa a entender eficácia da Medicina Chinesa contra o câncer

O que é melhor: Meditação ou Férias?

Carne e barbatana de tubarão contêm altos níveis de neurotoxinas

Dor de cabeça: Conheça aquelas que exigem tratamento

Medicamento desenvolvido no Brasil combate origem da hipertensão