Medo do dentista: terapia é melhor do que anestesia geral

Fobia dental

Pessoas com fobia de dentista muitas vezes precisam recorrer a algum tipo de anestesia geral para que possam ter seus dentes tratados.

Mas estão surgindo alternativas eficazes.

Pesquisadores europeus decidiram então comparar essas alternativas, para se certificarem de qual delas é a melhor.

Tratamentos para fobia dental

Em um estudo prático, ele compararam a eficácia e a aceitação da hipnose padrão, da hipnose com imagens individualizadas, do tratamento cognitivo-comportamental e da anestesia geral no tratamento da fobia dental.

De um grupo inicial de 137 pacientes com fobia dental, 77 completaram o estudo, resultando em amostras entre 14 e 29 pacientes em cada um dos quatro grupos.

Os participantes preencheram questionários destinados a medir a ansiedade odontológica no início do estudo, antes e depois da primeira consulta odontológica, e novamente antes da segunda sessão de tratamento dental, uma semana depois.

Terapia cognitivo-comportamental

A hipnose padrão mostrou-se significativamente inferior ao tratamento cognitivo-comportamental, resultando na interrupção prematura do tratamento por reações do paciente.

A análise final mostrou uma redução significativa da ansiedade dental com o tratamento cognitivo-comportamental e com a hipnose individualizada - bem superior à anestesia geral.

Analisando as intenções dos pacientes em retomar o tratamento após a primeira sessão, foi registrada uma melhoria significativa apenas após a terapia cognitivo-comportamental.

Os resultados sugerem que a terapia cognitivo-comportamental é o melhor tratamento para a fobia dental quando se leva em conta tanto a eficácia quanto a aceitabilidade pelos pacientes.


Ver mais notícias sobre os temas:

Psicoterapia

Emoções

Saúde Bucal

Ver todos os temas >>   

A informação disponível neste site é estritamente jornalística, não substituindo o parecer médico profissional. Sempre consulte o seu médico sobre qualquer assunto relativo à sua saúde e aos seus tratamentos e medicamentos.
Copyright 2006-2016 www.diariodasaude.com.br. Conteúdo publicado sob licença de www.sciencetolife.com. Todos os direitos reservados para os respectivos detentores das marcas. Reprodução proibida.