11/10/2011

Megavírus: identificado maior vírus que se conhece

Redação do Diário da Saúde
Megavírus: descoberto maior vírus do mundo
Estruturas em formato de pêlos são vistas na parte externa daquele que agora é o maior vírus do mundo.
[Imagem: Pnas]

Megavírus

Pesquisadores identificaram o maior vírus conhecido até hoje.

Ele foi coletado da água do mar, na costa do Chile, e mede 0,7 micrômetro (um micrômetro equivale a um milésimo de milímetro).

O Megavirus chilensis é mais de 10 vezes maior do que um vírus de tamanho médio e cerca de 7% maior do que o recordista anterior.

Apesar do tamanho, ele não é grande o suficiente para ser visto a olho nu, mas pode dispensar os microscópios eletrônicos, podendo ser visualizado por um microscópio óptico comum.

Até agora, o maior vírus do mundo era o Mimivírus, identificado no Reino Unido em 1992.

Vírus autêntico

Sendo maior do que algumas bactérias, os cientistas acreditam que o Megavírus infecte amebas e outros organismos unicelulares marinhos.

Isto porque, apesar do tamanho, o Megavirus chilensis continua sendo um vírus, necessitando de um hospedeiro para se replicar.

O super vírus foi identificado pela equipe do Dr. Jean-Michel Claverie, da Universidade Aix-Marseille, na França.

Em seu artigo, publicado na revista científica Pnas, os cientistas afirmam que as estruturas capilares na parte externa do vírus podem ser usadas para imitar a aparência de bactérias e enganar as amebas que tentam capturá-las.

Siga o Diário da Saúde no Google News

Ver mais notícias sobre os temas:

Vírus

Bactérias

Infecções

Ver todos os temas >>   

A informação disponível neste site é estritamente jornalística, não substituindo o parecer médico profissional. Sempre consulte o seu médico sobre qualquer assunto relativo à sua saúde e aos seus tratamentos e medicamentos.
Copyright 2006-2024 www.diariodasaude.com.br. Todos os direitos reservados para os respectivos detentores das marcas. Reprodução proibida.