Ver:

 Temas
 Enfermidades





RSS Diário da Saúde

Twitter do Diário da Saúde

24/08/2012

Para perder peso, meia hora de exercícios é melhor que uma hora

Com informações da BBC

Quando o menos é mais

Não precisa fazer 1 hora de exercícios físicos por dia: 30 minutos bastam.

Meia hora de atividade física é tão eficaz na redução de peso e de massa corporal quanto 60 minutos, garantem pesquisadores da Universidade de Copenhague, em um artigo publicado na revista científica American Journal of Physiology.

A conclusão baseou-se no monitoramento de 60 homens obesos, porém saudáveis, que tentavam melhorar sua condição física. Eles foram acompanhados durante 13 semanas.

Metade dos participantes seguiu um programa de uma hora de exercícios diários e a outra metade fez apenas meia hora de exercícios.

Menos exercícios, menos peso

Os resultados do experimento surpreenderam a equipe dinamarquesa.

Em média, os participantes que fizeram 30 minutos de exercícios diários perderam 3,6 quilos em três meses.

Os que fizeram uma hora de exercícios, no entanto, perderam apenas 2,7 quilos. Nos dois grupos, a perda de massa corporal foi a mesma - 4 quilos.

"Trinta minutos de exercícios concentrados dão resultados igualmente bons na balança", concluiu Mads Rosenkilde, membro da equipe.

Motivação

Os pesquisadores levantaram algumas hipóteses para tentar explicar os resultados.

Segundo Rosenkilde, fazer 30 minutos de exercícios por dia é uma meta tão possível de ser alcançada que os participantes tinham vontade e energia para mais atividades físicas após sua sessão diária de exercícios.

Além disso, o grupo que passou 60 minutos se exercitando provavelmente comeu mais, portanto perdeu um pouco menos peso do que o esperado.

Ele admitiu que ficou surpreso com os resultados e disse que agora a equipe quer estudar o efeito de outros tipos de exercício.

Outro estudo, divulgado recentemente, mostrou que fazer duas horas e meia de exercícios moderados por semana - o que dá cerca de 20 minutos por dia - é suficiente para proteger a saúde do coração mesmo quando a pessoa adota a prática na meia-idade.


Ver mais notícias sobre os temas:

Atividades Físicas

Coração

Obesidade

Ver todos os temas

Mais lidas na semana:

Ciência começa a entender eficácia da Medicina Chinesa contra o câncer

O que é melhor: Meditação ou Férias?

Carne e barbatana de tubarão contêm altos níveis de neurotoxinas

Dor de cabeça: Conheça aquelas que exigem tratamento

Medicamento desenvolvido no Brasil combate origem da hipertensão