Ver:

 Temas
 Enfermidades





RSS Diário da Saúde

Twitter do Diário da Saúde

13/10/2015

"Colesterol bom" pode fazer mal na menopausa

Redação do Diário da Saúde

Relativamente bom

Ainda largamente conhecido como "bom colesterol", hoje já se sabe que o HDL (lipoproteína de alta densidade) nem sempre é assim tão bom, e até que há um lado mau do "bom colesterol".

Agora se descobriu que o HDL não tem o papel que os cientistas pensavam na proteção das mulheres contra a aterosclerose enquanto elas estão na transição pela menopausa.

A aterosclerose, mais conhecida como "endurecimento das artérias", ocorre tipicamente associada com a hipertensão, o tabagismo e níveis anormais de colesterol.

Colesterol bom e menopausa

É fato que o HDL tem benefícios bem documentados na proteção contra o processo de endurecimento das artérias, processo esse que pode levar a ataques cardíacos e acidentes vasculares cerebrais.

Mas os dados vinham levantando suspeitas no caso das mulheres na menopausa, o que levou médicos da Universidade de Pittsburgh (EUA) a fazer um estudo para mensurar exatamente o quanto o papel do HDL no organismo é impactado durante a menopausa no que se refere à sua capacidade de ajudar a prevenir a formação de placas nas artérias.

"O que descobrimos é que, conforme as mulheres entram na menopausa, um aumento no bom colesterol, na verdade, está associado a um maior acúmulo de placa," disse o Dr. Samar El Khoudary, coordenador do estudo.

"Estes resultados sugerem que a qualidade do HDL pode ser alterada na transição da menopausa, tornando-se ineficaz em oferecer os benefícios cardíacos esperados," concluiu.

Lipídios e menopausa

Ao ver os resultados, o Dr. Wulf Utian, presidente da Associação Norte-Americana de Menopausa, conclamou seus colegas a realizarem novas pesquisas para saber como todos os lipídios são afetados durante a menopausa.

"Há muito poucos dados disponíveis sobre este tema importante," disse o Dr. Utian. "Precisamos entender melhor como todos os lipídios são afetados, a fim de proteger as pacientes das doenças do coração, que é o assassino número um das mulheres [nos EUA]."


Ver mais notícias sobre os temas:

Saúde da Mulher

Sexualidade

Sistema Circulatório

Ver todos os temas

Mais lidas na semana:

O que é melhor: Meditação ou Férias?

Os muitos mitos sobre as Dores nas Costas

Carne e barbatana de tubarão contêm altos níveis de neurotoxinas

Dor de cabeça: Conheça aquelas que exigem tratamento

Medicamento desenvolvido no Brasil combate origem da hipertensão