Metástase do câncer é reduzida com alteração na dieta

Metástase do câncer é reduzida com alteração na dieta
Há indícios de que as células tumorais produzem metástase quando passam fome.
[Imagem: Sriram Subramaniam/NCI]

Asparagina

Um aminoácido chamado asparagina é essencial para a propagação do câncer de mama. Sendo assim, controlar sua concentração no organismo torna possível impedir que as células cancerosas invadam outras partes do corpo.

Essa inibição da metástase do câncer de mama pela restrição da asparagina acaba de ser testada com sucesso em animais de laboratório.

Isto é importante porque a maioria das pacientes com câncer de mama não morre do tumor primário, mas da disseminação do câncer para os pulmões, cérebro, ossos ou outros órgãos. Para poder se espalhar, as células cancerosas precisam primeiro deixar o tumor original, sobreviver no sangue como células tumorais circulantes, e depois colonizar outros órgãos.

Logo, encontrar maneiras de impedir que isso aconteça é fundamental para aumentar a sobrevivência das pacientes.

Nosso corpo produz asparagina, mas o composto também é encontrado em nossa dieta, com concentrações mais altas em alguns alimentos que incluem aspargos, soja, produtos lácteos, carnes de aves e frutos do mar.

Dieta mais quimioterapia

Pesquisadores do Cancer Research UK, em Cambridge (Reino Unido) bloquearam a produção de asparagina usando uma droga chamada L-asparaginase. Os animais de laboratório também foram submetidos a uma dieta de baixa asparagina. Em conjunto, o tratamento reduziu consideravelmente a capacidade do câncer de mama de se espalhar.

A equipe espera que a terapia, sobretudo a dieta que restringe alimentos ricos em asparagina, possa ser usada em conjunto com os tratamentos convencionais, como a quimioterapia, para reduzir a propagação da doença e melhorar os prognósticos.

Além disso, a mesma terapia pode ter implicações para outros tipos de câncer, incluindo câncer de rim e cabeça e pescoço.

"Este resultado adiciona informações vitais para a nossa compreensão de como podemos parar a propagação do câncer - o principal motivo pelo qual os pacientes morrem da doença. No futuro, restringir este aminoácido através de um plano de dieta controlada ou por outros meios poderá ser uma parte adicional do tratamento para alguns pacientes com câncer de mama e outros tipos de câncer," resumiu o Dr. Greg Hannon, principal responsável pelos testes, que foram descritos em um artigo na revista Nature.


Ver mais notícias sobre os temas:

Câncer

Terapias Alternativas

Alimentação e Nutrição

Ver todos os temas >>   


  

A informação disponível neste site é estritamente jornalística, não substituindo o parecer médico profissional. Sempre consulte o seu médico sobre qualquer assunto relativo à sua saúde e aos seus tratamentos e medicamentos.
Copyright 2006-2018 www.diariodasaude.com.br. Todos os direitos reservados para os respectivos detentores das marcas. Reprodução proibida.