04/07/2009

Muda estratégia para atendimento a pacientes da gripe A H1N1

Mariana Jungmann - Agência Brasil
Muda estratégia para atendimento a pacientes da gripe A H1N1
Ministério da Saúde determina que, em casos suspeitos com sintomas leves, o médico deverá encaminhar o paciente para isolamento domiciliar e medicá-lo conforme gripe comum.

Isolamento domiciliar

O ministro da Saúde, José Gomes Temporão, anunciou mudanças no protocolo de atendimento da Influenza A (H1N1). Em casos suspeitos com sintomas leves, o médico deverá encaminhar o paciente para isolamento domiciliar e medicá-lo conforme gripe comum.

Nesses casos, não será mais solicitado exame laboratorial para confirmar a doença. Nos casos suspeitos com sintomas graves, os exames e o uso do medicamento específico continuam sendo recomendados.

O Ministério da Saúde já vinha recomendando que, em escolas ou estabelecimentos comerciais nos quais uma pessoa tivesse o diagnóstico confirmado por exame laboratorial, todas as pessoas que frequentassem o local e apresentassem sintomas deveriam ser consideradas infectadas automaticamente.

Agora, Temporão estende a decisão a qualquer pessoa que tenha viajado para o exterior ou tido contato com alguém que viajou e está infectado, descartando a necessidade de exame laboratorial para casos leves.

Tratamento comum

O ministro garantiu que a medida não irá aumentar as chances de que alguém fique sem tratamento, agravando o quadro, ou que o ministério deixe de ter controle sobre a disseminação da doença. "Os médicos vão tratar a doença em caso de diagnóstico clínico, as pessoas não vão deixar de ter tratamento por causa do exame. E, quanto ao monitoramento, o Brasil tem 68 unidades especializadas em todos os estados estruturadas para monitorar os vírus influenza e essa rede colhe material para fornecer informações", afirmou.

Temporão também pediu à população que ao sentir sintomas de gripe procure um posto de saúde comum ou um médico do plano de saúde. Para evitar superlotação, as unidades de referência só devem ser procuradas em casos graves. "As unidades de referência são hiperespecializadas e a procura por todos que sintam sintomas pode prejudicar o atendimento aos casos graves", completou.

Resistência do vírus ao medicamento

O ministro também demonstrou preocupação porque três regiões - Dinamarca, Japão e Hong Kong - detectaram resistência do vírus ao medicamento específico. Por isso, manteve decisão anterior de que o remédio só deve ser receitado em casos graves e nas primeiras 48 horas.

Sobre a transmissão no Brasil, Temporão indicou que o contágio autóctone - aquele em que as pessoas não viajaram, mas contraíram a doença de alguém que esteve fora do país - têm aumentado. Segundo ele, há três semanas eles eram 6% do total de casos. Agora representam 30%.

Casos autóctones

Por outro lado, segundo o ministro, não há registros de casos autóctones sem o vínculo com alguém que esteve fora do país. E apenas cerca de 30% das amostras que chegam à Fiocruz ou ao Instituto Adolfo Lutz dão positivo para o vírus da Influenza A (H1N1) - gripe suína.

O ministro disse que não pretende tomar medidas específicas em cidades que recebem grande contingente de turistas, como o Rio de Janeiro ou Foz do Iguaçu, por exemplo. Segundo ele, essas pessoas vão entrar no país por portos, aeroportos ou rodoviárias e vão receber orientações nesses locais.

Além disso, o ministro disse que as secretarias estaduais ou municipais de saúde podem promover ações individualizadas, caso considerem necessário. É o caso de Paraty, onde está sendo realizada a festa literária internacional. Segundo Temporão, a secretaria de saúde do local promoveu uma campanha de orientação sobre a doença.

Siga o Diário da Saúde no Google News

Ver mais notícias sobre os temas:

Epidemias

Vírus

Medicamentos

Ver todos os temas >>   

A informação disponível neste site é estritamente jornalística, não substituindo o parecer médico profissional. Sempre consulte o seu médico sobre qualquer assunto relativo à sua saúde e aos seus tratamentos e medicamentos.
Copyright 2006-2024 www.diariodasaude.com.br. Todos os direitos reservados para os respectivos detentores das marcas. Reprodução proibida.