Ver:

 Temas
 Enfermidades





RSS Diário da Saúde

Twitter do Diário da Saúde

10/06/2015

Mulher dá à luz com ovário congelado na adolescência

Com informações da BBC

Uma mulher de 27 anos, nascida no Congo e vivendo atualmente na Bélgica, deu à luz um bebê com a ajuda de um ovário que foi congelado quando ela estava no início da adolescência.

Os médicos decidiram retirar um de seus ovários e congelar fragmentos dele quando ela tinha 13 anos como uma medida preventiva, já que ela estava prestes a iniciar um tratamento com quimioterapia que provavelmente a deixaria infértil.

A ideia era a de que, quando ela quisesse engravidar, poderia ter esses fragmentos de seu próprio tecido ovariano reimplantados. Se desse certo, isso "reativaria" o órgão.

Dez anos depois, o procedimento se mostrou bem-sucedido. A mulher deu à luz um menino em novembro do ano passado.

O procedimento inédito foi descrito em um artigo na revista especializada Human Reproduction.

Reimplante de ovário congelado

A paciente foi diagnosticada aos 5 anos com uma doença hereditária chamada anemia falciforme. A retirada de seu ovário deu-se quando ela tinha 13 anos.

A quimioterapia foi bem-sucedida mas, como previsto, ela acabou, efetivamente, perdendo as funções do outro ovário.

Dez anos depois, ela decidiu engravidar. Quatro fragmentos dos tecidos ovarianos congelados foram implantados no ovário remanescente e 11 outros fragmentos em outras partes de seu aparelho reprodutivo. A paciente então começou a menstruar espontaneamente cinco meses após os enxertos e ficou grávida dois anos depois.

A ginecologista que conduziu o tratamento, Isabelle Demeestere, disse que a esperança agora é que o procedimento ajude outras jovens com risco de falência ovariana.

Ela também afirmou que a técnica é mais indicada para pacientes com alta probabilidade de perder o órgão, diante dos riscos intrínsecos a um transplante de tecido.

Cerca de 40 bebês no mundo todo nasceram de mães que receberam tecido de ovário congelado, mas em todos os casos as mulheres já eram adultas. Este é o primeiro caso de tecido congelado antes que a mulher começasse a menstruar.


Ver mais notícias sobre os temas:

Gravidez

Saúde da Mulher

Implantes

Ver todos os temas

Mais lidas na semana:

Dor de cabeça: Conheça aquelas que exigem tratamento

Vacina contra dengue pode fazer mais mal que bem em alguns locais

Os muitos mitos sobre as Dores nas Costas

Medicamento desenvolvido no Brasil combate origem da hipertensão

Carne vermelha todo dia faz mal? Especificamente que mal?