Ver:

 Temas
 Enfermidades





RSS Diário da Saúde

Twitter do Diário da Saúde

14/06/2016

Homens com cheiro de desodorante parecem mais masculinos

Redação do Diário da Saúde
Mulheres acham mais masculinos homens com cheiro de desodorante
Já para a mulher, o desodorante vai sempre ajudar a parecer mais feminina, explica a professora Caroline Allen. [Imagem: University of Stirling]

Cheiro de homem

Homens que não têm o modelo visual de machão dominante na sociedade em que vivem podem aumentar significativamente seu apelo de masculinidade simplesmente... usando desodorante.

Mas isto não terá qualquer efeito para os homens que já têm altos níveis de masculinidade percebida pelas mulheres.

Já para as mulheres, o desodorante vai sempre ajudar a parecer mais feminina.

A conclusão é de pesquisadores britânicos, que investigaram o efeito de usar desodorante na avaliação da masculinidade e da feminilidade. 130 participantes avaliaram a masculinidade e a feminilidade de rostos em fotografias, e outros 239 homens e mulheres classificaram as amostras de odor de 40 desses indivíduos.

Masculinidade e feminilidade

Os dados confirmaram que as mulheres são mais sensíveis - ou mais atentas - ao odor do que os homens. E todas as mulheres que usavam desodorante foram classificadas como mais femininas pelos homens em comparação com quando elas não usavam desodorante.

Entretanto, homens sem desodorante que tiveram suas fotos avaliadas por mulheres receberam classificações de masculinidade significativamente diferentes quando foram avaliados pelo odor - bastou aplicar o desodorante para que os homens cujo rosto indicava baixa masculinidade passassem a receber as mesmas avaliações que os demais.

Isso significa que o desodorante aumenta a percepção de masculinidade naqueles sem o estereótipo típico, mas os homens já vistos como altamente masculinos não apresentam nenhum aumento nessa percepção após a aplicação de desodorante.

Publicado na revista Evolution and Human Behavior, o trabalho foi coordenado pela professora Caroline Allen, da Universidade de Stirling (Reino Unido).


Ver mais notícias sobre os temas:

Sexualidade

Relacionamentos

Emoções

Ver todos os temas

Mais lidas na semana:

O que é melhor: Meditação ou Férias?

Os muitos mitos sobre as Dores nas Costas

Carne e barbatana de tubarão contêm altos níveis de neurotoxinas

Dor de cabeça: Conheça aquelas que exigem tratamento

Medicamento desenvolvido no Brasil combate origem da hipertensão