07/12/2010

Mulheres são um investimento sábio, garante psicóloga

Redação do Diário da Saúde

Poder feminino

Colaborativas, sociáveis e consensuais são todas qualidades que reforçam a capacidade das mulheres no mundo empresarial.

A opinião é de Karen Pine, professora de Psicologia do Desenvolvimento na Universidade de Hertfordshire, no Reino Unido.

Sua principal tese é de que a presença de um maior número de mulheres nos cargos mais altos das empresas poderia ser a maneira mais simples para estimular a economia e melhorar o desempenho empresarial.

Investimento sábio

Pine é autora de Sheconomics - uma mistura dos termos "ela" e "economia" - um livro voltado a ajudar as mulheres a explorar sua relação com o dinheiro.

A psicóloga afirma ter "provas" que demonstrariam uma forte relação entre o sucesso financeiro das empresas e a presença de um número significativo de mulheres nos cargos mais altos.

Em um dos casos, ter pelo menos três mulheres na diretoria fez com que empresas superassem a concorrência em ao menos 40%, em todas os quesitos aferidos.

Segundo a pesquisadora, as mulheres aumentam a sensibilidade social dos grupos.

Seu último trabalho foi apresentado durante um evento adequadamente chamado de "Por que as mulheres são um investimento sábio".

Mulheres na liderança

"Nesta apresentação, vou argumentar que uma mistura de características complementares e estilos de homens e mulheres tem um impacto positivo na rentabilidade do negócio," explica ela.

"Também vou ressaltar que, apesar destes resultados, as mulheres estão sub-representadas nas salas de administração e nos níveis de gestão [...] Finalmente, vou lembrar como é criticamente importante capacitar as mulheres em nível mundial em todas as esferas da vida," conclui a psicóloga.

Siga o Diário da Saúde no Google News

Ver mais notícias sobre os temas:

Trabalho e Emprego

Saúde da Mulher

Educação

Ver todos os temas >>   

A informação disponível neste site é estritamente jornalística, não substituindo o parecer médico profissional. Sempre consulte o seu médico sobre qualquer assunto relativo à sua saúde e aos seus tratamentos e medicamentos.
Copyright 2006-2024 www.diariodasaude.com.br. Todos os direitos reservados para os respectivos detentores das marcas. Reprodução proibida.